Os principais favoritos qualificaram-se esta segunda-feira para a segunda ronda do Open da Austrália em ténis sem cederem qualquer ‘set’, com destaque para os líderes do ‘ranking’ e detentores do título, Novak Djokovic e Serena Williams.
O sérvio, que procura o seu sexto título no primeiro ‘Grand Slam’ da temporada, apurou-se para a segunda ronda em 115 minutos, após bater o sul-coreano Chung Hyeon, por 6-3, 6-2, 6-4, num encontro em que o seu grande adversário acabou por ser o calor que se sentia em Melbourne.
“Tentei manter-me concentrado, não me deixar levar pelo calor, ficar distraído. Claro que houve grandes trocas de bola, que nos deixaram com pouco ar, mas penso que no campo estive muito bem fisicamente”, disse ‘Nole’, que em 2009 foi forçado a desistir nos quartos de final devido ao calor.
Na próxima ronda, Djokovic vai defrontar o francês Quentin Halys, que afastou o croata Ivan Dodig, por 6-4, 6-7 (4-7), 6-4, 7-5.
Também em ação no primeiro dia do Open da Austrália esteve o suíço Roger Federer, número três mundial e quatro vezes vencedor do torneio, que afastou o georgiano Nikoloz Basilashvili, por 6-2, 6-1, 6-2, em apenas 72 minutos.
“Foi um bom encontro. Estou muito satisfeito com a forma como consegui jogar. Definitivamente, aumenta-me um pouco a confiança, porque este ano ainda não tinha conseguido jogar adequadamente”, disse o suíço, que vai agora encontrar o ucraniano Alexandr Dolgopolov.
Também com o ‘bilhete’ na mão para a próxima ronda estão o checo Tomas Berdych, sexto cabeça de série, e o japonês Kei Nishikori, sétimo, que bateram, respetivamente, o indiano Yuki Bhambri (7-5, 6-1, 6-2) e o alemão Philipp Kohlschreiber (6-4, 6-3, 6-3).
No primeiro dia de competição foram apenas dois os cabeças de série a ‘cair’, o croata Ivo Karlovic (22.º), que abandonou frente ao argentino Federico Delbonis, e o francês Benoit Paire (17.º), derrotado pelo norte-americano Noah Rubin.
No quadro feminino, a norte-americana Serena Williams, seis vezes vencedora do Open da Austrália, não competia desde o Open dos Estados, há cerca de quatro meses, mas conseguiu desenvencilhar-se da italiana Camila Giorgi, por 6-4, 7-5, em uma hora e 45 minutos.
“Não jogava um encontro oficial há bastante tempo, por isso foi bom para mim ir para o campo e qualificar-me”, disse Serena, que não mostrou qualquer problema no joelho, depois de ter desistido de participar na Hopman Cup.
Também sem cederem qualquer parcial e perdendo cinco ou menos jogos qualificaram-se para a ronda seguinte a polaca Agnieszka Radwanska, quarta pré-designada, a russa Maria Sharapova, quinta, e a checa Petra Kvitova, sexta.
Na primeira ronda foram eliminadas cinco cabeças de série, com destaque para a dinamarquesa Caroline Wozniacki, 16.ª favorita e antiga número um mundial, e para a italiana Sara Errani, 17.ª.
Comentários