O português Pedro Sousa, em estreia absoluta em Roland Garros, ficou esta quinta-feira a uma vitória de entrar no quadro principal do “Grand Slam” francês, depois de bater o chinês Ze Zhang.
O quarto jogador português, na posição 246 do “ranking” mundial, superiorizou-se a Zhang, 208.º da hirarquia, em três “sets”, pelos parciais de 6-2, 4-6 e 6-2.
Na ronda decisiva, Pedro Sousa discutirá uma das 16 vagas “oferecidas” pelo “qualifying” com o austríaco Andreas Haider-Maurer, 154º do “ranking” e a tentar a entrada, pela segunda vez, no quadro principal.
Haider-Maurer chegou o ano passado à segunda ronda de Roland-Garros, na quarta vez que figurou no quadro principal de um “major”.
Também em 2011, passou uma eliminatória de Wimbledon e ficou pela ronda inaugural do Open dos Estados Unidos, registo idêntico ao de 2010.
Há pouco menos de um ano, alcançou a melhor posição de sempre no “ranking”, o 70.º lugar e tem como melhor prestação no circuito a final de 2010 do torneio de Viena, perdida para o compatriota Juergen Melzer.
João Sousa, 137.º do Mundo e 27.º favorito neste “qualifying” é o outro português que também está a apenas um triunfo de entrar para o quadro principal, discutindo outra das vagas com o belga David Goffin, número 109 do ATP.
Rui Machado, 79.º da hierarquia mundial, é o único português com entrada direta no quadro principal, enquanto Frederico Gil, Gastão Elias e Michelle Larcher de Brito já foram eliminados nas qualificações.v
Comentários