Roberto Bautista Agut foi contemplado com um dos três convites para o quadro principal do Estoril Open, a decorrer entre 1 e 9 de abril nas instalações do Clube de Ténis do Estoril. A sua presença na oitava edição do evento marca o regresso do espanhol a Portugal, 15 anos depois de competir em torneios “futures”.

“Estamos muito contentes por poder contar com o Roberto Bautista Agut, um tenista que já fez parte dos 10 melhores do mundo e cujo fantástico currículo fala por si. É sem dúvida um grande nome do ténis espanhol e mundial e cuja qualidade os adeptos vão poder testemunhar ao vivo, pela primeira vez, no Estoril”, frisou João Zilhão, diretor do Estoril Open.

Bautista Agut já conquistou 11 títulos na carreira – dois dos quais no ano passado – e esteve ainda em outras tantas finais do ATP Tour – incluindo a final do Masters 1000 de Xangai, em 2016. Outros pontos altos da carreira foram as presenças nas meias-finais de Wimbledon e nos quartos-de-final no Open da Austrália, ambas em 2019, ano em que atingiu o 9º lugar do ranking mundial. Foi também nesse ano um dos grandes responsáveis da vitória da Espanha na Taça Davis, ao derrotar Felix Auger-Aliassime na final.

Nos outros torneios do Grand Slam, Bautista Agut foi oitavo-finalista por duas vezes em Roland Garros (2016 e 2017) e US Open (2014 e 2015). O convidado espanhol está muito perto de alcançar as 400 vitórias no circuito e, entre as mais sonantes, destacam-se os sucessos sobre Novak Djokovic, em três ocasiões, e Daniil Medvedev quando estes ocupavam o primeiro lugar do ranking.

“Estou muito entusiasmado por competir no Millennium Estoril Open e gostaria de agradecer ao diretor do torneio, João Zilhão, por esta oportunidade e pelo wild-card. Estou realmente ansioso para começar minha temporada de terra batida aqui, esperando também ter algum tempo para descobrir as belas paisagens e desfrutar da boa gastronomia. Espero competir ao mais alto nível perante os meus adeptos portugueses e todos os espanhóis que lá estarão para nos apoiar”, disse Bautista Agut.

O jogador nascido há 34 anos em Castellón de la Plana atuou em Portugal no início da carreira profissional, em 2007 e 2008, participando em torneios do ITF Tour, no Algarve.