O tenista italiano Jannik Sinner, número um do mundo, bateu o britânico Jack Draper e apurou-se pela primeira vez para a final do Open dos Estados Unidos, marcando duelo com o jogador da casa e também estreante Taylor Fritz.

Na primeira meia-final masculina de singulares, o jovem transalpino, campeão do Open da Austrália, travou uma equilibrada batalha com Draper, 25.º colocado na hierarquia ATP, ao longo das duas primeiras partidas, só alcançando o desequilíbrio no terceiro ‘set’ para vencer pelos parciais de 7-5, 7-6 (7-3) e 6-2.

“Eu e o Jack conhecemo-nos muito bem. Somos amigos fora do ‘court’. Foi um encontro muito físico e tentei manter-me focado sempre. Ele é tão difícil de bater, esta é uma ocasião especial. Estou muito contente por estar na final, comentou Sinner, primeiro tenista italiano homem a atingir a final do último ‘major’ da época.

Graças ao triunfo em três horas e quatro minutos sobre Draper, que chegou a vomitar várias vezes em ‘court’, Jannik Sinner tornou-se no primeiro italiano da Era Open a chegar a duas finais do Grand Slam e o segundo da história da modalidade, depois de Nicola Pietrangeli.

Além de ser o mais novo desde 1998 a marcar presença na final do Open da Austrália e Open dos Estados Unidos na mesma temporada, superando Roger Federer, o líder do ‘ranking’ mundial é o quinto tenista desde 2001 a alcançar pelo menos 22 vitórias em torneios do Grand Slam na mesma época, após Novak Djokovik, Rafael Nadal, Federer e Andy Murray.

O próximo desafio de Sinner, que contraiu uma lesão no pulso esquerdo durante a meia-final, será frente a Taylor Fritz (12.º ATP), após o triunfo deste sobre o compatriota e amigo Frances Tiafoe em cinco ‘sets’, por 4-6, 7-5, 4-6, 6-4 e 6-1.

Consumada vitória ao fim de três horas e oito minutos a fechar a sessão noturna no Arthur Ashe Stadium, o californiano, de 26 anos, tornou-se no primeiro norte-americano desde Andy Roddick, em 2006, a chegar à final em Flushing Meadows.

“É a razão para fazer o que faço, a razão pela qual trabalho tanto. Estou na final do Open dos Estados Unidos. É um sonho tornado realidade e vou dar tudo o que tenho”, avançou Taylor Fitz, qualificado pela primeira vez para o encontro do título de um torneio do Grand Slam.

No confronto direto, o italiano e o norte-americano estão empatados (1-1), sendo que Fritz venceu em 2021 em Indian Wells, onde Sinner levou a melhor em 2023.