Depois de conquistar o terceiro lugar na quinta etapa da Volvo Ocean Race, entre Auckland e Itajai, o Groupama sailing team vê agora o veleiro francês ser devolvido de novo ao mar.

Desde a chegada ao Brasil que a equipa de terra e de mar têm trabalhado em conjunto para que o mastro do Groupama 4 seja montado  de uma forma perfeita.

No passado dia 16 de abril, o veleiro foi reposto em águas brasileiras, depois das reparações feitas perante o problema causado pela queda do mastro, que custaram cerca de sete dias de trabalho a toda a equipa. A atmosfera na base técnica era de muito cansaço, mas também de alívio.

Pierre Tissier, manager da construção do Groupama 4 explica que todo o trabalho realizado foi conseguido dentro dos prazos:

«Respeitámos os calendários e acabámos o nosso trabalho no tempo previsto.»

O novo mastro, com o qual a equipa está familiarizada devido aos treinos realizados com o mesmo em Lorient, não deverá dececionar a Groupama sailing team nas próximas etapas.

No entanto, ainda há alguns ajustes a fazer, pormenores que se vão melhorando ao longo dos próximos treinos.

O começo da sexta etapa da Volvo Ocean Race está agendada para o próximo sábado, com a habitual regata In-Port, em Itajai. No domingo é dada a largada para a próxima perna que ruma até Miami.

As equipas vão ter pela frente mais 4,800 milhas daquela que é a regata circunavegação mais conhecida em todo o mundo.

Classificação geral depois de cinco etapas e cinco regatas In-Port:

1-Telefonica
2-Groupama 4
3-Camper
4-Puma
5-Abu Dhabi
6-Sanya