O Beach Pro Tour Elite16 de Espinho vai decorrer entre 22 e 26 de maio, revelou hoje a Federação Portuguesa de Voleibol (FPV), após a assinatura do protocolo com a Câmara Municipal de Espinho (CME).

"Espinho é já tradição no voleibol de praia. Nós, federação, em colaboração com a Câmara de Espinho, organizamos desde os anos 90 [1995] eventos mundiais de voleibol de praia na Praia da Baía. Desta vez, a competição assume uma importância bem maior, porque é um torneio de Elite e ainda atribui pontos para a qualificação olímpica. Daí a importância do torneio para ajudar a dupla Pedrosa/Campos a poder qualificar-se para Paris2024", realçou em comunicado Vicente Araújo, presidente da FPV.

A competição volta a colocar Espinho na rota dos melhores atletas mundiais de voleibol de praia, após a cidade da Costa Verde ter acolhido, recentemente, etapas do circuito mundial de voleibol de praia (FIVB Beach Volleyball World Tour) em 2018, 2019 e 2022.

"A colaboração entre o município e a Federação Portuguesa de Voleibol tem sido extraordinária. Nós ficamos logo receptivos a estes protocolos entre as duas entidades e os eventos em conjunto têm corrido cada vez melhor e só podemos desejar que venham muitos mais para a nossa cidade", sublinhou Maria Manuel Cruz, presidente da CME.

A etapa de Espinho conta com as melhores duplas mundiais femininas e masculinas, sendo, em termos cronológicos, a quarta mais importante do calendário do circuito mundial de voleibol de praia 2024 – ano olímpico – da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

A competição Elite16 representa o nível mais alto das etapas do Beach Pro Tour (Circuito Mundial de Voleibol de Praia), sendo disputada pelas 16 melhores duplas por género do mundo, numa luta acesa por manter a sua posição dentro deste grupo de elite mundial.

O torneio é disputado em quatro grupos de quatro duplas cada, ao que se segue a fase eliminatória, ao longo de quatro dias, num total de 64 jogos.