Quase 400 concorrentes vão disputar a Baja Portalegre 500. A prova que integra o calendário da Taça do Mundo FIA de Bajas decorre entre 17 e 19 de outubro, num percurso de centenas de quilómetros disputado no Alto Alentejo e Ribatejo.
No evento do Automóvel Club de Portugal também se discutem os campeonatos nacionais de TT e a European Cup SuperFinale.
A Baja Portalegre 500 é uma das mais importantes provas da Taça do Mundo FIA da especialidade e o ponto alto da temporada do todo terreno nacional. O evento do Automóvel Club de Portugal conta, nesta 389 edição, com 383 equipas inscritas – um número sem paralelo noutras provas – distribuídos pelas categorias de Automóveis (98), Motos (101), SSV (94), Quads (29), Promoção / Hobby (27) e Mini Baja (34).
Pilotos que, na noite de quinta-feira (17 de outubro), vão ser saudados por milhares de pessoas na cerimónia de partida, no Jardim do Tarro, no centro de Portalegre.
A partir de sexta-feira, os concorrentes enfrentam um percurso cujo grau de dificuldade foi reforçado pelas recentes chuvas que também assolaram a região do Alentejo e do Ribatejo. Ao todo, são 638,01 quilómetros para os automóveis (407,62 quilómetros cronometrados), 601,38 quilómetros para as motos, SSV e quads (366,02 cronometrados), e 229,79 quilómetros para as categorias Promoção e Hobby (169,9 cronometrados).
Uma zona espetáculo em pleno Campo Militar de Santa Margarida, que vai acolher uma exposição de meios da Brigada Mecanizada, bem como um novo percurso desenhado na freguesia da Bemposta (concelho de Abrantes) marcam as novidades deste ano.
O parque de assistência e o centro operacional da prova estão localizados em Portalegre, no NERPOR, que também recebe a conferência de imprensa final e a cerimónia de entrega de prémios, no sábado.
João Ferreira na luta pelo título mundial
A Baja Portalegre 500 é a quinta ronda da Taça do Mundo FIA de Bajas e a última disputada na Europa. Pontuável para a competição mundial de pilotos, co-pilotos e equipas (em termos absolutos e nas categorias Ultimate, Challenger e SSV), é também a mais importante prova dos campeonatos de Portugal de TT da FPAK e da FMP.
Na lista dos automóveis, destaque para João Ferreira e Filipe Palmeiro que estão na luta pelo título mundial de bajas, com o MINI JCW T1+. O piloto português, vencedor das duas últimas edições da Baja Portalegre 500, triunfou na Baja da Polónia e, agora, chega ao Alto Alentejo como o mais direto perseguidor do argentino Fernando Alvarez, cujo Can-Am é navegado pelo experiente Xavier Panseri. Uma verdadeira batalha de tecnologias entre um potente T1+ e um ágil SSV.
Outros protótipos T1+ também prometem entrar na luta pelos primeiros lugares nos automóveis, como as Toyota de João Ramos, do espanhol Luis Recuenco e do jovem Francisco Barreto, ou o MINI de Alejandro Martins. Da categoria Challenger também chegam vários candidatos à vitória, como o líder da Taça do Mundo, o argentino Diego Martínez (Can-Am), o belga Ghislain de Mévius (OT3), ou os portugueses João Dias (Can- Am), Armindo Araújo (Can-Am), Tiago Reis (Taurus) e Miguel Barbosa (Taurus), só para citar alguns exemplos.
No Campeonato de Portugal de TT, João Ferreira e João Dias estão separados por escassos nove pontos à chegada a Portalegre e prometem reeditar os recentes duelos pela vitória. Edgar Condenso (T1), Eduardo Rodrigues (T2), João Monteiro (T4), Johannes Senders (T8), Sérgio Mourato (T9) e Maria Luís Gameiro (Femininas) também lideram as respetivas categorias no CPTT.
Consagrados em estreia nos SSV
As competições sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal também prometem emoção. Martim Ventura lidera a classificação absoluta nas motos (e nas classes TT3 e Júnior), num campeonato onde Bernardo Megre (TT1), António Maio (TT2), Ivan Ferreira (Promoção) e Christophe Lajouanie (Veteranos) levam vantagem nas respetivas categorias.
Nos quads, João Vale comanda a classificação, logo seguido por Rodrigo Alves e pelo campeão em título, Luís Fernandes, com Tiago Gomes na frente da Promoção e Rodrigo Alves nos Juniores.
A discussão pelo título está ao rubro nos SSV, onde os cinco primeiros estão separados por 14 pontos: Santinho Mendes, o líder, Pedro Pinha, Sérgio Batista, Nelson Caxias e Luís Cidade. As restantes categorias são comandadas por Manuel Lopes (TT2), Arnaldo Monteiro (Stock) e Pedro Pinha (Veteranos). Na Taça Yamaha, Manuel Lopes lidera a classe Open e Rafael Caseiro nos Stock. O Troféu Polaris tem Arnaldo Monteiro na frente antes de Portalegre e no Troféu Segway o líder é André Rodrigues.
Na prova dos SSV da FMP destaque para a estreia na categoria de três nomes sonantes do todo-o-terreno nacional: Filipe Campos, recordista de vitórias da Baja Portalegre 500 nos automóveis, vai navegar o filho, Tomás, num Can-Am. Santos Godinho, vencedor da edição de 1997 nos automóveis, estreia-se nos SSV ao volante de um Can-Am, e Luís Costa também vai pilotar uma máquina semelhante na prova deste ano.
Portalegre é também o palco escolhido pela Yamaha para a European Cup SuperFinale que, no ano passado, atraiu um recorde de participantes na grande final europeia do troféu dos YXZ1000R.
Estrelas do futuro na Mini Baja
A categoria de Mini Baja regista este ano um número recorde de participações, numa prova destinada a jovens pilotos dos 8 aos 16 anos de idade, divididos pelas classes Infantis, Iniciados e Juvenis. Integrada no Campeonato de Mini TT da FMP, esta categoria conta com 34 inscritos. O campeonato de Mini Baja é liderado por Santiago Pereira (Infantis), Francisco Porto Nunes (Iniciados) e Domingos Cunha (Juvenis).
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