Lando Norris, Max Verstappen ou Oscar Piastri. Um desses nomes sairá campeão da temporada de 2025 da Fórmula 1 este fim de semana, na 24.ª e última prova do ano. Abu Dhabi volta a aquecer, depois do primeiro título de Verstappen conquistado diante de Hamilton na polémica última volta em 2021, com o então diretor de corrida, Michael Masi, no centro do furação.

Naquela ocasião, Checo Pérez foi crucial, ao 'empatar' Hamilton em pista durante várias voltas, defendendo com tudo para atrasar o britânico, enquanto Verstappen, seu colega de equipa, aproximava-se em ar limpo, recuperando terreno após parar, até a ida do mexicano às boxes. Na ocisão, Max chamou Pérez de Ministro da Defesa. Resta saber se Tsunoda que está em recuperação mas já sabe que Hadjar ficará com o seu lugar na Red Bull no próximo ano, irá dar uma mãozinha a Max se for preciso.

A outra questão tem a ver com Piastri. Com poucas hipóteses de vencer, o australiano poderá ter de ajudar Lando Norris se o australiano estiver em apuros perante Max Verstappen.

Esta é a primeira vez nos últimos 15 anos que três pilotos chegam à derradeira corrida com a hipótese de conquistar o título. Em 2010, Fernando Alonso (Ferrari), Mark Webber (Red Bull), Sebastian Vettel (Red Bull) e Lewis Hamilton (McLaren) chegaram a Yas Marina em Abu Dhabi na luta, mas o título ficaria para Vettel, que recuperou 15 pontos na derradeira corrida ao líder Alonso para se sagrar campeão.

As contas do título

Contas do título de Fórmula 1 para Abu Dhabi
Contas do título de Fórmula 1 para Abu Dhabi Contas do título de Fórmula 1 para Abu Dhabi créditos: https://x.com/F1/media/Reprodução

As contas do título são fáceis mas, ao mesmo tempo, complexas, para Max e Oscar. Isto porque Lando Norris entra na derradeira corrida com 408 pontos, mais 12 que Max Verstappen (396) e mais 16 que Oscar Piastri (tem 392). O britânico nem precisa de vencer, mas terá de garantir que não perca 12 pontos para Max Verstappen ou 16 para o seu colega de equipa, Oscar Piastri.

Já Verstappen terá de ganhar a prova e esperar que Lando Norris seja quarto colocado ou pior. Se for segundo, o britânico tem de acabar no 8.º lugar ou pior e o australiano ser terceiro ou pior. Se o tetracampeão do Mundo for terceiro, Norris tem de acabar em 9.º ou pior e Piastri em segundo ou pior.

As contas são mais difíceis para Oscar Piastri, que liderou o campeonato durante quase todo o ano. Terá de ganhar 17 pontos a Norris e cinco a Verstappen. O australiano só será campeão se ganhar e Norris for sexto ou pior e Max terminar acima do quarto lugar. Se for segundo, Norris tem de acabar em 10 ou pior e Verstappen em 4.º ou pior.

Em caso de empate pontual após Abu Dhabi, o primeiro critério de desempate é o número de vitórias na época. Neste momento, os três somam sete triunfos cada. Nenhum dos três vencer a prova e terminarem os três com os mesmos pontos, o campeão será o piloto com mais segundos lugares, neste caso, Lando Norris, que já não pode ser alcançado.

Esta pista favorece tanto os McLaren com os Red Bull. Na época passada, Lando Norris partiu da 'pole' e venceu a corrida. Max já ganhou aqui por quatro vezes, o mesmo número de 'pole positions' conquistados no circuito de Yas Marina.

Com 5,281 quilómetros e 16 curvas, o Yas Marina é um circuito que favorece ultrapassagens, principalmente na reta de 1,2 quilómetros entre as curvas lentas 5 e 6. Por ser uma corrida noturna, a temperatura da pista terá um papel importante na degradação dos pneus.

Horários do GP de Abu Dhabi

Sexta-Feira
Treinos Livres 1 – 09h30
Treinos Livres 2 – 13h00

Sábado
Treinos Livres 3 – 10h30
Qualificação – 14h00

Domingo
Corrida – 13h00

Circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi
Circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi Circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi créditos: https://x.com/F1/media/Reprodução

Alguns dados sobre o GP de Abu Dhabi

Primeiro Grande Prémio – 2009
Comprimento da pista – 5,281 km
Recorde da volta – 1m 25,637s, Kevin Magnussen, Haas, 2024
Mais 'pole positions' – Lewis Hamilton (5)
Mais vitórias – Lewis Hamilton (5)
Curiosidade – Sebastian Vettel, Nico Rosberg e Max Verstappen conquistaram todos o seu primeiro título mundial de F1 em Abu Dhabi
Distância da 'pole' até ao ponto de travagem da Curva 1 – 194 metros
Ultrapassagens realizadas em 2024 – 96
Probabilidade de Safety Car – 38%
Probabilidade de Safety Car Virtual – 50%
Perda de tempo em paragem nas boxes – 21 segundos

Últimas cinco 'poles' e Abu Dhabi

2024 – Lando Norris (McLaren)
2023 – Max Verstappen (Red Bull)
2022 – Max Verstappen (Red Bull)
2021 – Max Verstappen (Red Bull)
2020 – Max Verstappen (Red Bull)

Últimas cinco vitórias em Abu Dhabi

2024 – Lando Norris (McLaren)
2023 – Max Verstappen (Red Bull)
2022 – Max Verstappen (Red Bull)
2021 – Max Verstappen (Red Bull)
2020 – Max Verstappen (Red Bull)