A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) mudou uma regra sobre ultrapassagens após o 'safety car', depois do polémico Grande Prémio de Abu Dhabi da época passada, que deu o título a Max Verstappen.
De recordar que nessa prova, a última do ano, Lewis Hamilton parecia ter tudo controlado na liderança da prova e ia com vantagem para festejar a vitória e o título de campeão quando um acidente de Nicholas Latifi (Williams) mudou tudo.
O despiste de Latifi, sozinho, a cinco voltas do fim motivou a entrada do 'safety car' na pista, o que ajudou Max Verstappen a aproximar-se de Lewis Hamilton, que estava quase 12 segundos à frente, e a quem acabou por ultrapassar, na última volta, beneficiando de pneus novos, ao contrário do seu rival que, com vantagem confortável, tinha optado por não ir à box.
A prova ficou marcada por uma ordem contraditória da direção de corrida sobre o que fazer com os pilotos dobrados. Inicialmente, a mensagem era para não se alterarem as posições em pista para, depois, dar ordem aos pilotos dobrados para recuperarem a volta de atraso face ao líder e permitir, assim, que Lewis Hamilton e Max Verstappen se reagrupassem em pista a uma volta do final da prova.
O que sucede é que normalmente, todos os pilotos que estão uma volta atrás podem ultrapassar o carro de segurança e desfazer a volta, mas essa exceção foi feita apenas para os carros que estavam entre Hamilton e Verstappen. Isso causou grande alvoroço, pois Max acabou logo atrás do piloto da Mercedes e teve a hipótese de ultrapassá-lo na última volta, sagrando-se campeão.
De acordo com a opinião de alguns especialistas, Michael Masi, na altura diretor de corridas, não terá seguido totalmente as regras. A FIA reagiu agora ajustando os regulamentos em relação ao carro de segurança.
A partir de agora, todos os carros que estão uma volta atrás poderão passar pelo carro de segurança. Os regulamentos anteriores defendiam que "qualquer carro", e não "todos os carros". Em Abu Dhabi Masi ordenou que apenas alguns monolugares ultrapassassem o carro de segurança.
Assim, o artigo 55.13 diz agora: "Se o diretor de corrida considerar seguro fazer, e a mensagem 'CARROS PODEM AGORA ULTRAPASSAR' for enviada a todos os competidores usando o sistema de mensagens oficial, todos os carros que foram superados pelo líder serão obrigados a passar os carros à frente e o 'safety car'."
À entrada para a última prova, Max Verstappen e Lewis Hamilton estavam igualados em número de pontos, pelo que venceria o campeonato quem obtivesse a melhor classificação. O piloto dos Países Baixos conquistou o seu primeiro título, enquanto o britânico falhou o oitavo, que o tornaria, isolado, no mais bem-sucedido de sempre.
Comentários