Max Verstappen alcançou a 'pole position' para o Grande Prémio do Azerbaijão em Fórmula 1. O piloto da Red Bull foi o mais rápido na Q3, depois do incidente que deixou Oscar Piastri fora da corrida.

Esta é a sexta 'pole' do campeão Mundial esta época, que vai partir da primeira linha na corrida de domingo, marcado para às 12h00, hora de Portugal continental.

A sessão esteve parada durante vários minutos para ser retirado o monolugar do australiano da McLaren, que viu o seu colega e principal concorrente na luta pelo título não passar do 6.º posto.

Mas o grande vencedor da Q3 foi Carlos Sainz, que levou o seu Williams ao segundo lugar. Destaque também para o fantástico trabalho de William Lawson, da Racing Bulls, a conseguir o terceiro melhor tempo.

O dia da Ferrari, que já estava cinzento com Hamilton a ficar-se pelo Q2, ficou ainda pior quando Charles Leclerc perdeu o controle do seu monologar e bateu nas barreiras, obrigando a direção de corrida a mostrar bandeira vermelha no início da Q3.

O monegasco iria assim falhar a sua 5.ª 'pole' seguida em Baku, onde nunca venceu, mas é o rei da 1.ª linha da grelha.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

No arranque da Q2, Oliver Bearman, da Haas, teve um encontro com as paredes na parte mais sinuosa do circuito de Baku e teve de abandonar.

Mas a grande surpresa, ou talvez não, da Q2, foi a eliminação de Lewis Hamilton. O britânico continua a lutar com o seu Ferrari, tendo ficado atrás de Fernando Alonso, que viu Yuki Tsunoda ficar com o último lugar (10º) para a terceira qualificação. É a 5.ª vez esta época que o piloto da Ferrari nem consegue ir à Q3.

O melhor tempo da sessão foi estabelecido por Max Verstappen, da Red Bull, com 1:41,255 minutos, à frente dos McLaren de Lando Norris e Oscar Piastri.

Na primeira qualificação, Franco Colapinto e Pierre Gasly da Alpine, Nico Hulkenberg (Sauber), Esteban Ocon (Haas) e Alexander Albon falharam a passagem da Q2, numa sessão onde Lando Norris conseguiu o melhor tempo, com 1:41,322 minutos, menos nove milésimos que Max Verstappen.

A corrida principal do GP do Azerbaijão está marcado para às 12h00 de domingo (hora de Portugal continental).

McLaren pode sagrar-se campeão já no domingo

A McLaren pode resolver já este domingo a questão do título de construtores. A formação inglesa lidera o Mundial com 617 pontos, contra 280 da Ferrari. Seguem-se a Mercedes com 260 pontos, a Red Bull tem 239. Ou seja, a escuderia inglesa tem uma vantagem de 337 pontos em relação à Ferrari. Até ao final, nas oito corridas que restam após Baku (três delas tem provas de sprint), o máximo que uma equipa irá amealhar são 389 pontos. Para ser campeão já em Baku, escuderia inglesa terá de fazer uma dobradinha e somar 43 pontos

Ou seja, no GP do Azerbaijão, a equipa de Woking, Reino Unido, só tem de fazer mais nove pontos que a Ferrari, evitar ser superada em 11 pontos pela Mercedes e não ser superada pela Red Bull em mais do que 32 pontos.

Quanto ao Mundial de Pilotos, há muito que a luta é entre Oscar Piastri e Lando Norris. O australiano lidera com 324 pontos, 31 de vantagem, contra 293 do britânico. A vitória no último GP em Monza deixou Max Verstappen com 230, George Russel é 4.º com 194 e Charles Leclerc o 5.º colocado com 163.

Resultados da Q3 no GP Azerbaijão 2025

Resultados da Q3 no GP Azerbaijão 2025
Resultados da Q3 no GP Azerbaijão 2025 Resultados da Q3 no GP Azerbaijão 2025 créditos: Fórmula 1

Resultados da Q2 no GP Azerbaijão 2025

Resultados da Q2 no GP Azerbaijão 2025
Resultados da Q2 no GP Azerbaijão 2025 Resultados da Q2 no GP Azerbaijão 2025 créditos: Formula 1

Resultados da Q1 no GP Azerbaijão 2025

Resultados da Q2 no GP Azerbaijão 2025
Resultados da Q2 no GP Azerbaijão 2025 Resultados da Q2 no GP Azerbaijão 2025 créditos: Formula 1