
Max Verstappen alcançou a 'pole position' para o Grande Prémio do Azerbaijão em Fórmula 1. O piloto da Red Bull foi o mais rápido na Q3, depois do incidente que deixou Oscar Piastri fora da corrida.
Esta é a sexta 'pole' do campeão Mundial esta época, que vai partir da primeira linha na corrida de domingo, marcado para às 12h00, hora de Portugal continental.
A sessão esteve parada durante vários minutos para ser retirado o monolugar do australiano da McLaren, que viu o seu colega e principal concorrente na luta pelo título não passar do 6.º posto.
Mas o grande vencedor da Q3 foi Carlos Sainz, que levou o seu Williams ao segundo lugar. Destaque também para o fantástico trabalho de William Lawson, da Racing Bulls, a conseguir o terceiro melhor tempo.
O dia da Ferrari, que já estava cinzento com Hamilton a ficar-se pelo Q2, ficou ainda pior quando Charles Leclerc perdeu o controle do seu monologar e bateu nas barreiras, obrigando a direção de corrida a mostrar bandeira vermelha no início da Q3.
O monegasco iria assim falhar a sua 5.ª 'pole' seguida em Baku, onde nunca venceu, mas é o rei da 1.ª linha da grelha.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
No arranque da Q2, Oliver Bearman, da Haas, teve um encontro com as paredes na parte mais sinuosa do circuito de Baku e teve de abandonar.
Mas a grande surpresa, ou talvez não, da Q2, foi a eliminação de Lewis Hamilton. O britânico continua a lutar com o seu Ferrari, tendo ficado atrás de Fernando Alonso, que viu Yuki Tsunoda ficar com o último lugar (10º) para a terceira qualificação. É a 5.ª vez esta época que o piloto da Ferrari nem consegue ir à Q3.
O melhor tempo da sessão foi estabelecido por Max Verstappen, da Red Bull, com 1:41,255 minutos, à frente dos McLaren de Lando Norris e Oscar Piastri.
Na primeira qualificação, Franco Colapinto e Pierre Gasly da Alpine, Nico Hulkenberg (Sauber), Esteban Ocon (Haas) e Alexander Albon falharam a passagem da Q2, numa sessão onde Lando Norris conseguiu o melhor tempo, com 1:41,322 minutos, menos nove milésimos que Max Verstappen.
A corrida principal do GP do Azerbaijão está marcado para às 12h00 de domingo (hora de Portugal continental).
McLaren pode sagrar-se campeão já no domingo
A McLaren pode resolver já este domingo a questão do título de construtores. A formação inglesa lidera o Mundial com 617 pontos, contra 280 da Ferrari. Seguem-se a Mercedes com 260 pontos, a Red Bull tem 239. Ou seja, a escuderia inglesa tem uma vantagem de 337 pontos em relação à Ferrari. Até ao final, nas oito corridas que restam após Baku (três delas tem provas de sprint), o máximo que uma equipa irá amealhar são 389 pontos. Para ser campeão já em Baku, escuderia inglesa terá de fazer uma dobradinha e somar 43 pontos
Ou seja, no GP do Azerbaijão, a equipa de Woking, Reino Unido, só tem de fazer mais nove pontos que a Ferrari, evitar ser superada em 11 pontos pela Mercedes e não ser superada pela Red Bull em mais do que 32 pontos.
Quanto ao Mundial de Pilotos, há muito que a luta é entre Oscar Piastri e Lando Norris. O australiano lidera com 324 pontos, 31 de vantagem, contra 293 do britânico. A vitória no último GP em Monza deixou Max Verstappen com 230, George Russel é 4.º com 194 e Charles Leclerc o 5.º colocado com 163.
Resultados da Q3 no GP Azerbaijão 2025

Resultados da Q2 no GP Azerbaijão 2025

Resultados da Q1 no GP Azerbaijão 2025

Comentários