A corrida de MotoGP do Grande Prémio da Austrália, 16.ª prova do Mundial de Velocidade, foi antecipada de domingo para sábado pela organização devido às previsões de mau tempo e vento forte, que colocam em causa a segurança dos pilotos.

“Devido às previsões meteorológicas adversas para domingo, a programação para o GP da Austrália foi alterada. Esta decisão foi tomada de forma proativa de maneira a garantir o melhor e mais seguro espetáculo possível para os competidores e adeptos que visitem o circuito de Philip Island este fim de semana”, lê-se no comunicado da Dorna, a empresa responsável pela promoção do campeonato.

Assim, a corrida principal, que habitualmente se disputa ao domingo, foi antecipada para as 15:10 horas locais, 5:10 horas em Lisboa.

A corrida sprint, com metade da distância (e dos pontos) da corrida principal, que habitualmente se disputa ao sábado, ficou, agora, marcada para a madrugada de domingo (04:00 horas em Lisboa) “se o tempo o permitir”.

Já em 2019, o vento intenso provocou alguns acidentes, nomeadamente a queda de Miguel Oliveira durante os treinos livres, que impediu mesmo o piloto luso de alinhar na corrida.