Sergio Pérez poderá estar perto de saber o seu futuro na Red Bull. Ao que tudo indica, o último Grande Prémio da temporada, em Abu Dhabi, irá servir para que o futuro do piloto mexicano seja decidido. Segundo a ESPN, o mais provável é que a construtora austríaca opte pela saída de 'Checo'.

Apesar de, em junho, o piloto ter prolongado o contrato por mais dois anos, o desempenho continua a ficar aquém do expectável para uma equipa como a Red Bull, não conseguindo ser relevante para a conquista do mundial de construtores.

Na sequência da última prova, no Qatar, o chefe de equipa da construtora de Milton Keynes, Christian Horner, foi perentório na resposta que deu relativamente ao futuro do piloto.

"Vou deixar que o Checo (Pérez) tire as suas próprias conclusões, ninguém o está a forçar de uma forma ou de outra. Estamos muito concentrados em apoiá-lo até à bandeira axadrezada em Abu Dhabi e, obviamente, não é uma situação agradável para o Checo, estar nesta posição com especulações todas as semanas. Ele tem idade e sabedoria suficientes para saber qual é a situação, e sim, vamos ver como estamos depois de Abu Dhabi", afirmou.

O que é certo é que Pérez está no oitavo lugar do campeonato e é o único piloto de uma das quatro primeiras equipas que não venceu uma corrida, esta temporada. No total das 23 provas já realizadas, o mexicano só garantiu 152 pontos, enquanto o colega de equipa foi campeão com 429 pontos somados.

Caso a saída se verifique, a Red Bull vai precisar de encontrar um substituto para fazer companhia a Max Verstappen e já existem alguns candidatos prováveis.

Liam Lawson, Yuki Tsunoda e Franco Colapinto parecem ser os que podem interessar à construtora austríaca, até porque podem vir a ser pilotos de futuro, dada a tenra idade e potencial.

O neozelandês Liam Lawson é visto como possível prioridade para a direção da equipa, mas terá a concorrência do seu colega de equipa, Tsunoda, que irá realizar testes em Abu Dhabi pela Red Bull. Franco Colapinto surge nas opções dada o destaque que tem ganho nas últimas corridas, mas não deverá estar no topo da lista dos preferidos.

Ainda que os rumores da saída de Sergio Pérez não sejam de agora, parece que os maus resultados nas últimas corridas têm feito a Red Bull considerar o afastamento do piloto. Contudo, a saída definitiva poderá não acontecer devido ao contrato do mexicano, mas deve vir a ser proposto o cargo de embaixador da marca, tal como aconteceu com Daniel Ricciardo.

É de recordar que no Qatar voltou a não pontuar na temporada, depois de não ter chegado a passar pela bandeira axadrezada, desistindo ao fim de 38 voltas devido a problemas mecânicos.