De acordo com nota de imprensa do SPMS, esta solução para sintomas respiratórios agudos foi criada "para melhorar a capacidade de resposta em períodos de elevada procura, mantendo os elevados padrões de segurança clínica e processual que caracterizam o SNS 24", serviço de atendimento e encaminhamento dos utentes criado para evitar deslocações inadequadas ao centro de saúde ou ao hospital.
Quando um utente com mais de 18 anos liga para o SNS 24 e seleciona a opção de sintomas respiratórios será convidado a um atendimento mais rápido através da triagem digital, explicou o SPMS.
Após identificar-se com o seu número de utente, recebe uma mensagem pelo telemóvel e um link e código de acesso ao portal de triagem digital.
Dentro desse portal e após uma "avaliação inicial rápida e segura", o utente poderá receber um de três possíveis encaminhamentos: contacto do INEM (em casos urgentes), encaminhamento para confirmação por um profissional de saúde do SNS 24 (casos menos graves) ou aconselhamento a ficar em casa com cuidados específicos.
"Nos casos que necessitam de validação por um profissional de saúde, será disponibilizado ao utente um número prioritário para contacto", afirmou o SPMS, sublinhando que todas as respostas dadas no portal de triagem digital serão partilhadas automaticamente com o profissional de saúde que depois irá contactar o utente.
Segundo a nota de imprensa, esta triagem digital "é um complemento à resposta já existente, garantindo maior rapidez e eficiência, especialmente nos períodos de maior procura".
JGA // VM
Lusa/Fim
Comentários