FC Porto e Sporting jogaram ontem em casa e venceram os seus respetivos desafios. No caso do FC Porto, este continua na expectativa de que o Benfica escorregue. Já o Sporting jogou sabendo que matematicamente estava fora do título, embora futebolisticamente já o estivesse desde Setembro.
Num Dragão praticamente cheio, jogou-se o Derby da Invicta, que ao contrário da maioria dos Derbies, é normalmente pouco equilibrado, uma espécie de David contra Golias mas onde o Golias ganha sempre.
Ontem acabou por não ser excepção, não pelo 'Golias' Azul ser muito forte mas mais pelo facto do 'David' axadrezado ter a mira pouco acertada e mandar as pedras todas ao lado.
Este FC Porto - Boavista foi dos poucos onde o Boavista, foi futebolisticamente melhor, mas pagou cara a má finalização.
O golo da vitória portista foi "surpreendentemente" obtido através de uma grande penalidade. Seria interessante atualizarem o ranking sobre os clubes no mundo desde 2020 com mais grandes penalidades a seu favor, divulgado há duas semanas, quer-me cá parecer que o FC Porto estará perto do topo. Tem subido esse ranking mais depressa do que a Taxa de Euribor está a subir no Banco Central Europeu.
Diogo Costa esteve perto de deixar um frango e até nisso é um grande guarda redes. É já a segunda vez (primeira no Mundial, contra o Gana) que tenta 'frangar' e por ser tão bom, a bola não entra. É um pouco como a personagem "Barney Stinson" da série "How I met your mother", que por mais que tente ficar mal nas fotos, aparece sempre bonito e charmoso. O Diogo Costa é o Barney Stinson das balizas.
Já em Alvalade, o Sporting recebeu um dos clubes que mais dissabores lhe tem causado nos últimos anos. Os famalicense estão para o Sporting quase como os gauleses do Astérix estão para os romanos. No entanto, o Famalicão neste jogo, teve um destino diferente das personagens criadas por Albert Uderzo e René Goscinny em 1959.
Num estádio a meio gás, a competir com as assistências em Leiria, o Sporting venceu por duas bolas a uma.
Num jogo morno, foi o inglês Edwards que carregou a tocha que iluminou o Sporting, sendo fulcral nos dois golos que deram a vitória aos Leões.
Os dois maiores destaques neste jogo vão para dois defesas do Sporting, Esgaio e Coates. Num qualquer dia do não, diria-se que Coates teria marcado o golo da vitória e que Esgaio teria comprometido lá na defesa. Pura mentira, ontem, as forças do universo congeminaram um destino diferente. Esgaio, aos 29 anos estreou-se a marcar pelo Sporting. Uma reedição do "Virgem aos 40" mas com menos 11 anos de espera para faturar.
Coates, é sem dúvida um defesa goleador, alcançou ontem o seu quinto auto-golo ao serviço do Sporting. Se não for recorde, deve andar lá perto. O Uruguaio, mostrou aos adeptos como deveria ter feito contra a Juventus, na mesma baliza e tudo, para que não restassem dúvidas se que seria possível.
Na próxima semana há um Benfica - Braga que pode ser muito importante para a contas de FC Porto e quem sabe do Sporting.
Comentários