Campeonato ao rubro, é o que temos meus amigos. O Sporting, na noite de ontem, recebeu e venceu o seu vizinho Benfica por uma bola a zero.
O "derby" de Lisboa é um jogo muito característico. Duas equipas rivais, separadas por uns meros dois quilómetros, é a mesma coisa que ter o André Ventura e a Mariana Mortágua a viverem frente a frente no mesmo prédio. Havia de ser bonito.
Antes do jogo se iniciar, cerca de trezentos adeptos do Benfica sentiram-se como se fossem manteiga e foram barrados à entrada do estádio de Alvalade por possuírem bilhetes falsos. Ainda assim, em vez de irem reclamar com quem lhes vendeu a banha da cobra, tentaram forçar a entrada no estádio. Tenham atenção ao que eu vos digo, não tardará muito para que comecem a aparecer pessoas a quererem pagar as compras com notas do jogo Monopólio.
Relativamente ao jogo, Rui Borges mexeu com o Sporting e de certo modo embalou o Benfica durante a primeira parte. A equipa encarnada não estava preparada para as nova dinâmicas do Sporting, nem eles nem os sportinguistas que ficaram maravilhados com o que se passava no relvado.
A sua equipa, que há meia dúzia de dias estava de joelhos, pronta a ser executada, de repente estava com mais vida e energia do que o João Baião nos seus tempos do "Big Show SIC".
O Sporting esteve quase sempre em cima do Benfica e acabou por chegar ao golo pelo inevitável...Geny Catamo. Estavam à espera que fosse o Gyokeres? Contra o Benfica, o inevitável marcador é o Geny. O jovem Moçambicano, tem uma queda para o golo contra o Benfica como o Dia Maria tem para o relvado a tentar sacar umas faltas.
Sporting na frente, Benfica acorda e na segunda parte a águia tenta ferir o leão de todas as maneiras e feitios.
O Sporting ia-se aguentado como podia e lançando uns contra ataques venenosos. Neste jogo do vai não vai, Gyokeres ia correndo como um louco para todo o lado. Quando vejo o sueco jogar, penso cá para mim se a famosa poção dos livros do "Astérix" não será realidade e se o sueco não terá caído tal como o "Obelix" dentro do caldeirão do Panoramix.
O Benfica não marcou e o Sporting ganhou.
Rui Borges na sua estreia vence o grande rival do Sporting e põe a equipa verde e branca a entrar no novo ano sentada no primeiro lugar, com os mesmos pontos do FC Porto. Pois é meus amigos, a equipa azul e branca, de pantufas, depois de já ter jogado em Alvalade e na Luz, está neste momento na luta pelo título.
Rui Borges pode não ter aparecido montado num cavalo branco como o Quaresma em Guimarães, mas parece ser neste momento o prometido D. Sebastião que poderá salvar a época ao Sporting. O homem que olha para o copo e o vê meio cheio e não meio vazio. O homem que olha para a Alexandra Lencastre e não vê o ecoponto amarelo mas sim a atriz. O homem que olha para o Jorge Gabriel e vê o apresentador e não o treinador que passou ao lado de uma grande carreira, uns 40 quilómetros ao lado prai.
Tal como referi em cima, temos um campeonato ao rubro com os três primeiros classificados coladinhos na frente, a cheirarem o rabo uns aos outros, isto quando estamos praticamente a meio do campeonato.
Qual dos três timoneiros terá a capacidade para levar a sua equipa ao título? Não percam o próximo episódio, porque nós também não!
Viva o Futebol
#MemesDaBola
Comentários