A dez dias das eleições, Pinto da Costa concedeu uma extensa entrevista à Rádio Renascença. Durante mais de meia-hora, o líder portista - que esta quarta-feira celebra 42 anos de presidência à frente dos dragões, falou de praticamente de tudo. Voltou a (quase) garantir a continuidade de Sérgio Conceição não apenas na próxima época, mas nas seguintes, caso vença as eleições. Admitiu torcer para que o Benfica - ou outro clube português - ganhe fora da Europa e prometeu que consigo o FC Porto continuará a ser dos sócios.
O histórico dirigente abordou também o afastamento dos quatro jogadores do grupo de trabalho, sem se esquecer de criticar fortemente a candidatura de Villas-Boas nos mais diversos planos. Os terrenos na Maia, o futebol feminino e o ciclismo, passando ainda pelo clã Pedroto, também foram outros temas em discussão.
Questionado, já no fim, se o FC Porto seria uma paixão sua para a vida, Pinto da Costa respondeu: "A data está marcada por Deus, é quando eu morrer".
Recupere agora as 10 frases mais marcantes da entrevista de Pinto da Costa.
“Sou o único que pode garantir que o FC Porto continuará a ser dos sócios"
"Eu acho que sou o único que pode garantir isso, porque, quando o FC Porto teve a SAD e eu era presidente, o FC Porto tinha 40% das ações. Hoje, fomos paulatinamente comprando, temos 74,5%. Se for reeleito, vamos continuar a comprar dentro das nossas possibilidades. Há uma coisa que foi definida há muito tempo por mim: já tivemos gente interessada em comprar, os mesmos até que compraram parte do Sporting de Braga, e eu determinei que não vendia nem uma ação. Portanto, o FC Porto será sempre o dono da SAD e cada vez mais, porque cada vez mais teremos uma percentagem maior".
[Sérgio Conceição continua?] "Estou convencido que sim, espero e estou convencido que sim. E não só na próxima"
"Não renovei antes e a outra candidatura diz que não percebe, mas é fácil de perceber: a partir do momento em que há eleições e portanto não se sabe qual vai ser o presidente, o Sérgio Conceição nunca iria renovar sem saber com quem é que ia trabalhar. Isso é óbvio".
Para mim, é importante ter o Sérgio Conceição como treinador. Toda a gente sabe que ele está comigo. Alguém tem dúvida que ele está comigo? Aquele abraço que ele me foi dar na minha apresentação de candidatura quer dizer o quê? Estava-se a despedir? Não me pareceu."
"Vejo um treinador que é meu amigo, que está comigo e que tenho a certeza vai continuar comigo. Agora, não o quero envolvido nas eleições. E acho uma grande irresponsabilidade, porque a escolha do treinador é a decisão principal, acho extraordinário que as outras candidaturas ainda não tenham um treinador. O candidato Villas-Boas, ainda há dias, disse que não tinha falado com nenhum treinador, que está à espera para ser eleito para se sentar com o Sérgio Conceição. Acho isto uma irresponsabilidade."
"Depois de morrer, o Pedroto deixou a indicação de que o relógio que ele usava me fosse entregue a mim. Foi-me entregue pela sua viúva"
"Não houve divórcio nenhum. Toda a gente sabe a minha ligação ao Pedroto. Depois de morrer, o Pedroto deixou a indicação de que o relógio que ele usava me fosse entregue a mim. Foi-me entregue pela sua viúva. Tivemos sempre uma ótima relação. Compreendi que havia uma mudança quando a família Pedroto, a viúva e a filha, que não eram sócias do FC Porto, no ano passado, em novembro, se lembraram de entrar para sócias do FC Porto. É evidente que isso levanta um bocadinho o véu, porque não é aos 80 anos que uma pessoa se lembra de ser sócia de um clube."
[Mas tem esse direito.]
"Tem, até morrer. Já entreguei uma roseta dos 50 anos a uma senhora que queria recebê-la antes de morrer. Entreguei no dia seguinte e menos de 24 horas depois ela morreu. Até morrer, qualquer pessoa pode entrar para sócio do FC Porto. Compreendi tudo com a candidatura do filho do Pedroto para vice-presidente. Ele nunca teve ligação ao FC Porto, nunca teve nenhuma participação na vida do FC Porto. Ele aparece na lista como o filho do Pedroto. Tem todo o direito e não é isso que vai manchar a memória do pai."
"Há jogadores que se entregam e não lutam para virar as coisas como é preciso"
"Não vou dizer que haja esse espírito por isso, mas que às vezes acontece com todos e não é uma questão de qualidade. Costuma dizer-se que no melhor pano cai a nódoa, mas às vezes sinto, e o treinador também e quando sente isso age para espicaçar até os próprios jogadores, que há jogadores que se entregam e não lutam para virar as coisas como é preciso."
"O Iván Jaime era um talento no Famalicão, era desejado por todos, e de facto não se adaptou ainda convenientemente e não tem rendido o que nós esperávamos e justifica pelo que custou. O Jorge Sánchez nunca foi contratado na certeza de que ia ser titular, porque o nosso defesa direito é o titular da seleção nacional e temos ainda alternativa que podia ser o melhor defesa direito do futebol português se quisesse fixar-se nesse lugar, que é o Pepê. Agora, quando o Sánchez foi contratado, foi para ser uma opção, uma reserva, é nessa qualidade que ele tem jogado."
"O Toni Martínez está num período mau, em que anda desanimado, mas tenho a certeza que ainda vai aparecer bem."
"Os jogadores têm de sentir que para estarem a jogar têm de estar no máximo, têm de ser jogadores à Porto. O ser jogador à Porto não é chutar mais alto nem mais baixo, é ter uma entrega total nos 90 minutos de jogo, esteja a ganhar, esteja a perder. Estou convencido de que esses jogadores, que momentaneamente se afastaram desse espírito, vão ser recuperados e seguir o caminho correto."
"Hoje, por acaso, quando cheguei ao carro tinha uma multa por mau estacionamento" (sobre a suposta multa de 2 milhões imposta pela UEFA)
"Não pagou nada, não senhora. O FC Porto, conforme se diz no comunicado, no dia 31 de março, na avaliação das condições de licenciamento para a participação nas competições, cumpria todos os requisitos, pelo que já recebeu a licença para participar nas provas europeias da próxima temporada. Nunca falaram em multa. Olhe, hoje por acaso quando cheguei ao carro tinha uma multa [risos], por mau estacionamento."
"Não vou ser hipócrita. Em Portugal, quero que o Benfica perca sempre. Mas, quando qualquer equipa nacional está a jogar no estrangeiro, quero que ganhe"
[FC Porto pode abrir a porta da Liga dos Campeões se o Benfica vencer a Liga Europa] "Independentemente de abrir ou não abrir, gostava sempre que qualquer equipa portuguesa ganhasse uma prova internacional. Naturalmente que não vou ser hipócrita: em Portugal, quero que o Benfica perca sempre. Mas, quando qualquer equipa nacional está a jogar no estrangeiro, quero que ganhe. Obviamente queria que ganhasse."
"O que desejo é que todas as equipas que estejam em provas internacionais vão o mais longe possível e, se puderem vencê-las, ótimo, não só para o clube, como para o futebol português."
"O André Villas-Boas não está nesse número dos inimigos. O André Villas-Boas poderá estar a ser levado numa orientação errada por eles"
"O André Villas-Boas não está nesse número dos inimigos. O André Villas-Boas poderá estar a ser levado numa orientação errada por eles. Aliás, basta ver quando ele apresentou o seu programa, para além de ter um papel escrito à frente, tinha um teleponto para ler o que lhe escreveram. Não foi ele que escreveu de maneira nenhuma."
"O senhor Joaquim Oliveira, que eu conheço bem, já tivemos relações de amizade, é de coração sportinguista, toda a família tem camarote em Alvalade (...) Nessa união de sócios, ele para mim não conta"
[Vai unir todos os sócios se ganhar] "Todos. Agora, sei definir os adeptos do FC Porto e quem não o é. O senhor Joaquim Oliveira não é adepto do FC Porto. O senhor Joaquim Oliveira, que eu conheço bem, já tivemos relações de amizade, é de coração sportinguista, toda a família tem camarote em Alvalade, portanto pode às vezes estar interessado, pelos negócios, a que ao Porto corra bem, mas não é uma pessoa do FC Porto. Nessa união de sócios, ele para mim não conta. É a mesma coisa com as redes sociais, não têm rosto. As redes sociais, na maior parte dos casos, é gente que quer dizer [algo] no anonimato, porque não tem coragem de o dizer cara a cara. Podem continuar a dizer que isso a mim não me incomoda. Agora, os que são sócios do FC Porto, votem no Villas-Boas ou no doutor Nuno Lobo, ou não votem, ou votem em branco, eu quero-os todos unidos pelo FC Porto."
"Não há nenhum louco, mesmo louco, que fosse capaz de não querer fazer aquilo que está lá projetado, já autorizado"
[Academia no Olival sugerida por Villas-Boas] "Ó, isso do projeto do Villas-Boas... Se o senhor for lá ao terreno, até se ri. Quando se quiser rir vá lá e veja os acessos e como é que lá podia haver alguma coisa."
[Academia da Maia] A finalidade é aquela e, seja quem for eleito ou quem vier a ser eleito, não há nenhum louco mesmo louco que fosse capaz de não querer fazer aquilo que está lá projetado, já autorizado. As obras de limpeza estão a decorrer e as obras com presença dos arqueólogos, tudo, se não começam nesta semana, é na próxima semana."
"Há dois clubes da 1.ª Divisão que querem que o FC Porto tome conta desse projeto e que façamos uma ligação para poder jogar na 1.ª Divisão" (futebol feminino)
[O seu objetivo é a entrada direta na 1.ª Divisão. Já tem um pré-acordo com o Valadares?]
"Não, temos em estudo um pré-acordo com dois clubes, que não posso estar a revelar, eles pediram."
[Mas pode dizer de que associações de futebol são? Para levantar um pouco o véu, não estou a pedir muito.]
"Não está a pedir muito. Há dois clubes da 1.ª Divisão que querem que o FC Porto tome conta desse projeto e que façamos uma ligação para poder jogar na 1.ª Divisão."
[Não é um bocadinho, perdoe-me a expressão, o conceito de “fast food” do chegar e comprar e já estamos na 1.ª Divisão? Não é um trabalho demasiado fácil? Não gostaria de ver o Porto começar mais de baixo nessa caminhada?]
"Não, eu gosto de ver o Porto é em cima."
[Mas começar de baixo...]
"Começar de cima é melhor, porque não precisa de estar em baixo."
[Isso significa, por outro lado, quase que liquidar um clube que possa ter algum historial ou peso no futebol feminino.]
"Não, não, preservaremos isso."
"Não interferimos se o ciclista come frango, batatas ou bacalhau. Não temos nada com isso. Mas, mesmo sabendo isso, há televisões que quando punham W52, aparecia a minha fotografia, como se eu fosse ciclista. [Doping na equipa de ciclismo W-52/FC Porto]
"Senti-me traído como se sentiram os responsáveis. O FC Porto tinha uma parceria com a W52, onde toda a atividade e gestão desportiva pertencia à W52. O FC Porto dava a autorização para as camisolas e isso levou a que uma multidão, mesmo multidão, passasse a acompanhar os ciclistas. Mas não tivemos nunca qualquer intervenção em nada. E os responsáveis da W52 também não. Agora, foram apanhados alguns ciclistas que tinham tomado substâncias proibidas pelo antidoping. Foram apanhados, foram suspensos."
"Um dia que esteja tudo esclarecido, e espero que sim, e os ciclistas já reconheceram e confessaram os seus erros, portanto estarão banidos da equipa, vamos voltar a ter ciclismo, naturalmente com muito mais rigor, com um médico especializado que os acompanhará diariamente."
Comentários