É já amanhã, dia 17 de janeiro, que arranca o terceiro FUT Champions Cup da temporada. Atlanta foi a cidade escolhida para a fase final do primeiro EA FUT Cup do ano, reunindo os 64 melhores profissionais de FIFA 20 (32 por plataforma), entre eles dois portugueses: JOliveira10 que vai disputar na PlayStation 4 e SCPDiogo que testará a sua habilidade na Xbox One.
Esta temporada estão previstas seis FUT Champions Cups, com um prize pool de 200 mil dólares, mas sobretudo Global Series Points a contar para a derradeira jornada dos playoffs da FIFA eWorld Cup em julho e outros eventos Major.
O torneio conta com alguns nomes sonantes do panorama mundial de FIFA 20, ainda que esteja ausente o atual campeão do mundo, Mohamed ‘MoAuba’ Harkous. Mas há outros candidatos, como Niklas “Nraseck” Raseck, também conhecido como NR7, que venceu a FUT Champions Cup II; assim como Donovan “Tekkz” Hunt, e Nicolas “Nicolas99FC” Villalba. A comitiva alemã, composta por uma dezena de jogadores, é considerada muito forte, destacado pelo trio de elite da Xbox: DullenMIKE, MegaBit e o referido NR7.
Antecipando a viagem para Atlanta, o SAPO Desporto Esports esteve à conversa com JOliveira10 sobre as suas espectativas para o torneio. O jogador da K1ck eSports Club foi acompanhado do seu irmão mais velho que vai assumir a função de treinador. “É mais uma questão mental do que uma questão tática, que essa parte é sempre uma decisão do jogador. É alguém que nos compreenda, que nos entenda, que saiba quando estamos a precisar de uma palavra mais positiva ou até de uma mais forte, como uma reprimenda quando estamos a fazer algo que não é o nosso normal”, salienta o jogador.
Apesar de ser o primeiro torneio do jogador desta natureza a nível internacional, JOliveira10 está muito confiante em fazer uma prestação muito boa nos Estados Unidos, contrariando o possível pensamento das pessoas de que será difícil a adaptação. O jogador aguardava há muito tempo uma prova deste calibre para mostrar o seu valor a nível internacional “já que em Portugal todos sabem quem é o JOliveira”, justificando que já tem nome estabelecido no panorama nacional.
Para o jogador português, o seu objetivo mínimo é passar a primeira fase para alcançar os oitavos de final, “depois tudo é possível”. Caso chegue às meias-finais terá acesso ao Major de Singapura, que apura os quatros finalistas de cada plataforma. “Isso seria extremamente importante para mim, não só pelos pontos que me daria, colocando-me mais perto dos play-offs que dão acesso ao Campeonato do Mundo, como ajudaria a estabelecer o meu nome a nível internacional".
“Este é o momento mais alto da minha carreira”.
Para explicar a dificuldade que é estar presente num evento destes, o jogador português explica que a primeira fase de um qualificador teve mais de 1.500 atletas, a segunda 220, “de um nível elevadíssimo, com muitos profissionais em França, Alemanha e Holanda, e apenas passaram 16 na Europa. É um patamar gigantesco”.
O torneio arranca amanhã, dia 17, às 18:00. A organização já revelou que o quarto Champions Cup terá lugar em Milão, em Itália, entre 7-9 de fevereiro.
Na próxima semana será publicada a entrevista extensiva e integral a JOliveira10, que falou sobre o panorama nacional de FIFA, os profissionais e ambições.
Comentários