As competições oficiais de League of Legends arrancam já no próximo dia 24 de janeiro, nomeadamente o LoL Academy, e no dia seguinte, a 25, arranca a temporada oficial de League of Legends Championship Series (LCS) com um calendário mais alargado e novas regras para os playoffs.

A organização pretende expandir as transmissões das partidas, e por isso, os jogos da LCS decorrem nos sábados, domingos e segundas. Mas vai ser introduzido as Mondays Night League, com duas partidas marcadas da LCS. Já as partidas da Academy serão transmitidas de sexta a segunda, introduzindo um novo formato, o Academy Rush, um programa com quatro partidas da Academia jogados em simultâneo e um quinto jogo mostrado de forma isolada.

Ao introduzir partidas da Academia nos dias dos jogos da LCS, A Riot Games pretende dar uma oportunidade aos novos jogadores de competirem em palco, jogando assim em estúdio. E o Academy Rush foi inspirado no que se faz na liga americana NFL RedZone, onde se realizam diferentes jogos em simultâneo, levando a equipa de casters e analistas a saltar entre as partidas, destacando os melhores momentos e as grandes jogadas.

Outra mudança diz respeito aos playoffs. Estes desenrolam-se durante quatro semanas, tanto o formato Spring como Summer. As três equipas de topo da LCS ficam agora qualificadas para o Worlds 2020, através do sistema de playoffs da competição Summer, invés da qualificação regional e dependência de Pontos de Campeonato.

Relativamente à nova estrutura de playoffs da LCS e modificações para a qualificação das competições mundiais, foi modificada para manter as grandes equipas no topo, mas abrindo possibilidades de surgimento de “underdogs”.

Na galeria veja como são aplicam as novas regras dos playoffs.

As mudanças vão de encontro à crescente popularidade do campeonato do mundo de League of Legends, considerado pelo Game Award o melhor evento de Esports do ano. A ter em conta que League of Legends continua a ser o jogo mais jogado no PC, obteve uma cobertura das suas competições oficiais no Twitch que rondaram as 33,1 milhões de horas, entre 1 de junho e 15 de setembro de 2019.