UFL (United Football League) é um novo jogo de futebol em produção há alguns anos e que em dezembro de 2023 recebeu um fundo de investimento de 40 milhões de dólares para a ajuda de produção. Na lista de investidores consta o nome de Cristiano Ronaldo, o capitão da seleção nacional que desde o início deu a cara pelo projeto. Desde então, a Strikerz Inc. tem acelerado a produção para ter uma versão jogável pelo público.
Durante este verão, o estúdio lançou duas sessões de beta aberta ao público, estando neste momento na fase final de um teste especial. Numa nota no seu blog, as betas reuniram cerca de 2 milhões de jogadores participantes que experimentaram o novo jogo e contribuíram com o feedback. “A vossa participação, feedback e críticas positivas têm sido extremamente valiosas para nós”.
Com base nos resultados da beta, o estúdio decidiu empurrar a data de lançamento do jogo para continuar a afinar. Inicialmente previsto para ser lançado com o começo da temporada, UFL tem agora o dia 5 de dezembro como data de lançamento, a tempo do mercado de inverno. O estúdio disse que poderia manter a data de lançamento que estava marcada, mas acredita que o adiamento permite oferecer depois uma melhor experiência de jogo, nomeadamente o polimento e a afinação das suas funcionalidades.
Veja na galeria imagens do UFL:
O novo jogo pretende ser uma alternativa ao dominante FC 25 da Electronic Arts que será lançado no final do mês. No entanto, UFL será gratuito (free to play), baseado num modelo game as a service, com atualizações reguladores e novos conteúdos ao longo do tempo. Além da versão PC, o jogo vai estar também disponível nas consolas PS5 e Xbox Series X|S.
Durante os próximos meses até ao lançamento, a Strikerz Inc. vai continuar a polir e a atualizar o jogo nas diversas áreas disponíveis durante o mais recente teste que ainda está a decorrer. A empresa vai introduzir novos modos de jogo e melhorar a experiência geral e estabilidade das partidas. O estúdio promete continuar a partilhar informações até o lançamento e o compromisso de lançar mais testes beta abertos, deixando o convite a todos para participar e ser recompensado com itens exclusivos para o jogo e emblemas de clubes.
Na revelação do jogo, o estúdio anunciou os primeiros oito clubes que fazem parte do lançamento, incluindo o português Sporting CP. Os restantes são o West Ham United, FC Shakhtar Donetsk, Beşiktaş JK, AS Monaco, Borussia Mönchengladbach, Celtic e Rangers FC. Os jogadores vão poder construir o seu clube de raiz e evoluir até se tornarem campeões nas ligas principais.
Mas será a vertente de eSports, nas competições e partidas online que o jogo pretende destacar-se. Ao ser gratuito, os jogadores profissionais não terão de investir milhares de euros para formar uma equipa competitiva como acontece em FIFA/FC. Com isto, o estúdio pretende transferir para as habilidades dos jogadores as vitórias, em vez dos investimentos feitos para adquirir os melhores jogadores.
Comentários