Este artigo tem mais de 11 anos
Quanto à descoberta de talentos, o objetivo principal é a formação
O Sport Lisboa e Benfica e a Escola Portuguesa de Luanda (EPL) assinaram hoje na capital angolana um acordo para a criação de uma escola de futebol, numa cerimónia apadrinhada pelo antigo jogador angolano Pedro Mantorras.
O acordo foi assinado por Armando Jorge Carneiro, diretor-geral do Benfica e responsável do Centro de Formação e Treino dos encarnados, no Seixal, e por Dino Paulo, ex-aluno da EPL e diretor da Escola Geração Benfica da Maianga, Luanda.
Numa primeira fase, a Escola da Maianga vai funcionar na EPL, e posteriormente, quando tiver outras instalações, receberá também alunos de outras escolas e instituições.
Em declarações à agência Lusa, Armando Jorge Carneiro salientou que este projeto, iniciado há um ano e que conta já com uma escola de futebol para jovens no Mindelo, Cabo Verde, funciona em sistema de "franchising".
«Temos parceiros. Isto é um sistema de ‘franchising’, no fundo. Vamos disponibilizar todos os nossos meios. Virão para Angola treinadores-formadores, para darem formação aqui também a treinadores angolanos», disse.
«Queremos basicamente apoiar na formação de atletas e crianças, disponíveis para prática do futebol e prática do desporto», acrescentou.
A Escola da Maianga será a segunda em Luanda, na sequência da assinatura na passada quinta-feira de idêntico acordo para a abertura da Escola Geração Benfica do Cajueiro, em Luanda Sul.
«E perspetivam-se mais escolas por Angola. Não só em Luanda, mas pelas províncias. Este é o nosso desejo, trazer os nossos valores, os nossos princípios, a nossa metodologia de treino e lançar aqui um lastro de benfiquismo. O Benfica tem de ser cada vez maior e tem de se renovar», acentuou o dirigente benfiquista.
Quanto à descoberta de talentos, Armando Jorge Carneiro frisou que o objetivo principal é a formação.
«O que queremos é que os miúdos nestas idades se divirtam e tenham prazer a jogar futebol. É nesse espírito que estamos aqui, logicamente que não descuramos os talentos. Angola tem muitos talentos», salientou, destacando que atualmente o Benfica tem quatro atletas de origem angolana na formação.
Comentários