A FIFA está a pensar seriamente em introduzir uma norma no futebol que impeça qualquer liga mundial de ter mais de 18 equipas. A informação é veiculada na edição de sábado do jornal britânico 'The Sun' e que, a confirmar-se, obrigaria a alterações em campeonatos como o inglês, espanhol ou italiano, todos com mais de 18 clubes.
A mesma fonte acrescenta que a principal razão por detrás desta medida passará por uma maior facilidade em organizar o calendário do Campeonato do Mundo de Clubes, cujo novo formato arranca já no próximo ano, com as presenças de Benfica e FC Porto.
"Todos nós pensamos que o derradeiro objetivo da FIFA é encontrar maneiras de nos fazer reduzir para 18 equipas. O que é garantido é que o grupo de trabalho dirá que há demasiado futebol nacional", afirmou fonte anónima próxima do processo.
A mesma fonte prevê desde já as conclusões a que a FIFA irá chegar, e que, segundo a mesma, passará por mitigar o peso dos compromissos das seleções nacionais na carga anual de jogos dos futebolistas.
"Dirão que todos deveríamos reduzir de 20 para 18 clubes, e que o menor impacto nos jogadores vem das partidas internacionais. Não ficaríamos chocados se já tivessem escrito as próprias conclusões", acrescentou.
Comentários