Portugal viu partir Darwin Núñez (Benfica), Vitinha (FC Porto) e Fábio Vieira (FC Porto), três nomes que constam nas principais transferências do mercado de verão no futebol. Este é um defeso que continua a ser dominado por avançados e médios, os mais valiosos e procurados pelos principais emblemas. Dos 10 mais caros até agora, nove são avançados e médios.

As transferências mais caras até agora

Para já, é Tchouameni, um médio, o jogador mais caro deste defeso. O Real Madrid pagou 80 milhões ao Mónaco para garantir o médio internacional francês de 22 anos.

Os jogadores mais jovens continuam a ser os mais procurados, como mostra a lista abaixo. Dos 20 mais caros do momento, Sadio Mané é o mais velho: aos 30 anos, custou 32 milhões de euros ao Bayern Munique, depois de várias épocas no Liverpool.

Fora dos defesas e médios, o mais caro é um português: o PSG acionou a opção de compra do lateral Nuno Mendes e ficou com o ex-Sporting por 38 milhões de euros, depois de já ter pago sete milhões de euros pela taxa de empréstimo.

A Premier League continua a dar provas de vitalidade e vai dominando o mercado, acompanhando os 'tubarões' da Europa como o Real Madrid, o Barcelona, o Bayern Munique, o PSG e a Juventus.