
O fim de semana chegou ao fim, o que significa que é tempo de olhar para as prestações dos treinadores e jogadores portugueses nas várias ligas de futebol. Houve quem se tenha destacado pelos melhores motivos, com golos e vitórias, mas também por razões menos feliz como derrotas ou até penáltis falhados.
Ruben Amorim voltou a perder e é cada vez mais contestado, ao contrário de Jorge Jesus que venceu na casa do campeão saudita. Cristiano Ronaldo marcou no Al Nassr, tal com Matheus Nunes no Manchester City. André Silva continua em grande forma no Elche, à semelhança de João Palhinha no Tottenham.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
Inglaterra
O Manchester United inaugurou a 6.ª jornada da Premier League com a deslocação ao Brentford e voltou a perder. Ruben Amorim continua sem ter muitas razões para sorrir, até porque a contestação é cada vez maior. Nesta partida, os 'red devils' voltaram a ficar aquém e Bruno Fernandes foi um dos destaques por ter falhado um penálti. Diogo Dalot também jogou de início.
Também Marco Silva perdeu por 3-1 frente ao Aston Villa, apesar de o Fulham ter chegado ao golo aos 3' por Jiménez.
Em contrapartida, os portugueses do Manchester City tiveram uma melhor sorte com a goleada frente ao Burnley por 5-0. Pep Guardiola apostou na titularidade de Matheus Nunes e Ruben Dias, enquanto Bernardo Silva entrou já depois dos 80 minutos. Matheus Nunes marcou aos 61 minutos, na sequência de um belo 'volley'.
João Palhinha também faturou nesta jornada com um golo que permitiu que o Tottenham garantisse o empate aos 90+4 diante do Wolverhampton. Os Wolves de Vítor Pereira não tiveram nenhum português no onze inicial, tendo Toti Gomes entrado nos descontos.
Os pupilos do técnico luso inauguraram o marcador aos 54 minutos com um golo de Santiago Bueno e estiveram até ao suspiro final a pensar que iriam alcançar o 1.º triunfo na liga. Contudo, João Palhinha estragou a festa.
Espanha
André Silva continua ao melhor nível ao serviço do Elche e voltou a faturar. Já é o terceiro golo desde que chegou ao clube espanhol no mercado de janeiro. O avançado luso fez o tento da vitória do Elche frente ao Celta de Vigo, aos 68 minutos, e garantiu mais três pontos.
Itália
Os jogadores portugueses tiveram pouco destaque na quinta jornada da Serie A. João Mário entrou aos 64 minutos no empate (1-1) da Juventus frente à Atalanta. Também Rafael Leão entrou no segundo tempo no triunfo (2-1) do Milan contra o Nápoles, naquele que foi o regresso depois de lesão para o internacional português.
França
A sexta jornada da Ligue 1 resultou em diferentes destinos para os técnicos lusos. Luís Castro não foi além do empate (2-2) ao serviço do Nantes no duelo frente ao Toulouse. Anthony Lopes foi titular.
Em contrapartida, o Lyon de Paulo Fonseca venceu pela margem mínima o Lille, graças a um golo de Tyler Morton. Quanto aos jogadores, Tiago Santos e Félix Correia foram titulares no Lille, enquanto Afonso Moreira entrou aos 75' no Lyon.
A armada lusa do PSG sorriu com um triunfo por 2-0 contra o Auxerre. Vitinha e Gonçalo Ramos foram titulares, Nuno Mendes não saiu do banco. O médio português assistiu para o golo de Zabarnyi.
- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -
Alemanha
O empate a zeros no Union Berlim-Hamburgo contou com vários portugueses em campo e houve quem se destacasse por boas e más razões. Logo aos dez minutos, Diogo Leite conquistou um penálti para o Union Berlim, mas o luso Daniel Heuer Fernandes adivinhou o lado e defendeu a tentativa de Andrej Ilic. No lado dos visitantes, Fábio Vieira foi expulso aos 90+8 com um vermelho direto após falta sobre Querfeld.
Arábia Saudita
Para os lados da Arábia Saudita, mas portugueses entraram em ação, ainda que sem grandes destaques. Paulo Sérgio, ao leme do Al Akhdoud, perdeu (3-1) frente ao Al Hilal de Ruben Neves. Também Armando Evangelista perdeu no Damac por 3-1 contra o Al Ettifaq.
Já o Al Nassr, de Jorge Jesus, foi vencer por 2-0 na casa do campeão saudita e Cristiano Ronaldo foi um dos autores do golo. João Félix também foi titular, tal como Danilo Pereira no Al Ittihad.
Também o duelo entre o Al Najma e o Al Fayha teve dois lusos no comando técnico, Mário Silva e Pedro Emanuel, respetivamente. O segundo levou a melhor por 2-1.
Brasil
A 25.ª jornada do Brasileirão teve um encontro de portugueses no duelo entre o Vasco e o Cruzeiro. Nuno Moreira no lado do Vasco e Leonardo Jardim a comandar os visitantes. O ex-Casa Pia foi titular, mas ficou em branco na vitória do Vasco por 2-0. Desta feita, Leonardo Jardim somou a primeira derrota ao fim de sete jogos sem perder.
Também o Palmeiras de Abel Ferreira saiu derrotado por 1-0 frente ao Bahia.
Outros destaques
Nos Estados Unidos, André Franco assistiu para o segundo golo do Chicago Fire no triunfo frente ao Columbus Crew. Leonardo Barroso também foi titular. Ainda na MLS, Diogo Gonçalves também somou mais uma assistência, contribuindo para a vitória do Real Salt Lake (3-1) frente ao Austin.
Paulinho voltou a marcar no triunfo (3-1) do Toluca frente ao Mazatlan, no México.
Regressando à Europa, Carlos Forbs assistiu para o 1.º golo do Club Brugge na vitória (2-1) frente ao Standard Liège.
Na Turquia, destaque para a João Pereira perdeu ao leme do Alanyaspor. Kévin Rodrigues assistiu no empate entre o
Gazisehir Gaziantep e o Samsunspor, tal como Miguel Crespo na derrota do Basaksehir.
Comentários