Ali Hasan já não tem de esperar mais. Três anos depois de ter chegado ao Águias Negras Tabuadelo, equipa do concelho de Guimarães, o jovem sírio de 15 anos recebeu autorização para participar nas provas oficiais de futebol em Portugal. Três anos de burocracia que impediram Ali de mostrar nos jogos o que aprendia nos treinos, de partilhar com os colegas a alegria do golo, de crescer com eles em campo.
Ali Hasan nasceu na Síria mas a guerra fê-lo abandonar o seu país e emigrar para Portugal. Chegou aos 12 anos e foi acolhido pelo Águias Negras, onde começou a treinar. No entanto, por questões burocráticas, não podia jogar nas provas oficiais. Foram três anos à espera.
No dia da sua inscrição, a 24 de março, os colegas surpreenderam Ali com um bonito texto, que mexeu com jovem sírio de 15 anos. Enquanto um dos colegas lia um texto que lhe foi dedicado, Ali recebeu o cartão da sua inscrição e não aguentou as lágrimas, tamanha era a emoção. Acabou abraço por todos os colegas de equipa.
O texto que os colegas dedicaram a Ali Hasan
"Inteligente, confiante e muito focado. Determinado, persistente e extremamente pontual.
Compreensível, responsável e o seu nome do meio é simplicidade.
É caracterizado pelo seu olhar meigo e sorriso fácil, pela sua boa disposição e alegria, contagia tudo e todos com a sua presença.
Nasceu na Síria a 05 de Janeiro de 2007 e por motivos de força maior, mais tarde, foi forçado a sair do país. Encontra-se a nosso lado há cerca de três anos e desde então não só a equipa dos Iniciados, mas também as restantes, aprenderam o verdadeiro valor da partilha, do acolhimento e da união.
Ao longo destes três anos intensos de luta burocrática, foi sempre calmo, persistente e otimista, o que facilitou no processo. Com ele, aprendemos a nunca desistir dos nossos sonhos, mesmo que pareçam impossíveis de alcançar.
Aqui tens o teu primeiro cartão, estás oficialmente inscrito.
Obrigado Ali, não só por esperares e nunca desistires de nós, mas também por tudo o que nos ensinaste.
Hoje, dia 24 de março de 2022, será um dia para nunca mais esquecer."
Comentários