Portugal logrou ainda um quinto lugar na categoria de sub50, por Sérgio Ramos, também na segunda-feira. Já hoje, José Manuel Gradil conseguiu um quinto lugar na categoria de mais de 65 anos.
Joaquim Sérgio Pina foi eleito em 12 de outubro com 31 votos, contra 18 de José Mário Cachada e oito da lista liderada pelo ex-presidente federativo Jorge Fernandes, num escrutínio que contou ainda com dois votos nulos.
“Na próxima semana tenho o Campeonato Nacional de equipas, no qual vou representar o Benfica e, depois, a partir daí, vou ver qual vai ser o meu futuro”, disse a medalhada de bronze nos Jogos Olímpicos Rio2016.
Jorge Fernandes liderou a FPJ entre janeiro de 2017 e dezembro de 2022, tendo sido destituído em abril de 2023, devido a incompatibilidades ao abrigo do artigo 51 do Regime Jurídico das Federações Desportivas.
No ato eleitoral que decorreu durante a tarde de hoje na sede do Comité Olímpico de Portugal (COP), em Lisboa, Sérgio Pina foi reeleito, com 31 votos, contra 18 de Cachada e oito da lista liderada pelo ex-presidente federativo Jorge Fernandes.
O presidente reeleito lidera a FPJ desde abril de 2023, quando tinha derrotado Cachada, num escrutínio para um mandato parcial e que aconteceu poucos meses depois da destituição de Jorge Fernandes.
A destituição de Jorge Fernandes ocorreu num período conturbado da modalidade, marcado por uma carta aberta assinada por vários atletas da seleção, e com a ameaça da tutela em retirar o estatuto de utilidade púbica à FPJ.
A portuguesa Jacqueline Cavalcanti tornou-se em 2023 a primeira mulher portuguesa a participar no UFC. O pioneiro português, no masculino, foi o luso-angolano Manuel Kape.
A equipa lusa ficou definida depois do final da competição individual dos Mundiais da modalidade, que se realizaram em Abu Dhabi e terminaram em 23 de maio.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.