O Vasco da Gama saiu derrotado do reduto do Red Bull Bragantino, comandado por Pedro Caixinha, por 2-1, na segunda jornada do Brasileirão. Mas, a verdade é que o resultado do emblema vascaíno tem ficado para segundo plano, depois das declarações do treinador Ramón Diaz após a partida.

O técnico argentino acabou por lançar críticas à arbitragem, com conotação machista, uma vez que lamentou que as decisões do videoárbitro tenham sido tomadas... por uma mulher.

"Com relação aos árbitros, não podemos falar muito. Tem o VAR. Na última partida, em casa, uma senhora, uma mulher, interpretou um penálti de outra maneira. O futebol é diferente. Principalmente de que o VAR seja decidido por uma mulher. Acho que é bastante complicado, porque o futebol é tão dinâmico, tão rápido, com decisões tão rápidas. Hoje não sei sobre o árbitro num penálti no nosso avançado. Que bate e leva, não sei também se foi penálti", começou por criticar o treinador.

Ramón Diaz acabou por utilizar o exemplo da árbitra Daiane Muniz, que esteve responsável pelo videoárbitro no encontro do último domingo frente ao Grémio, em que o Vasco acabou por vencer por 2-1. Após ter sido divulgada as comunicações do VAR, é possível ouvir que Muniz considera que o lance é de "uma ação imprudente", contudo, o assistente acaba por afirmar ser um "contacto casual", o que faz a juíza mudar de ideias.

A onda de críticas levou a que Ramón Diaz fosse pedir desculpa, cerca de meia hora depois da conferência de imprensa, afirmando ter sido mal interpretado: "Foi mal interpretada a minha declaração. Quero pedir desculpas. Pareceu-me que o que eu quis dizer é que uma só pessoa não pode tomar uma decisão tão importante como é a participação do VAR no futebol. Se foi interpretado mal, peço desculpa, mas não era a minha intenção"

Para além do técnico, também o Vasco da Gama já utilizou as suas redes sociais para vir pedir desculpas pelas declarações do seu treinador: "O Vasco da Gama lamenta a declaração do técnico Ramón Díaz e reafirma o compromisso de reforçar as medidas e diretrizes educativas necessárias em acordo com suas determinações, valores e princípios. Pedimos, assim como nosso técnico, desculpas", pode-se ler.