A emoção por saber quem será campeão nas principais ligas europeias está a ficar mais curta, isto faltando praticamente dois meses para o final da época. Manchester City, PSG, Bayern de Munique e Barcelona estão perto de levantar o trofeu de campeão nos respetivos países.
Em campeonatos como Itália e Portugal continua a incerteza, sendo que na Serie A são dois os clubes que competem pelo título de campeão, enquanto na Liga NOS há três candidatos.
Olhemos então para o campeonato alemão
As contas para o título
Heynckes poderia ter igualado o feito de Pep Guardiola, sagrando-se campeão a sete jornadas do final da Bundesliga, mas o Bayern de Munique caiu em Leipzig (2-1) e os perseguidores Schalke, 2º a 17 pontos de distância, e Dortmund, 3º a 18 pontos, venceram os respetivos jogos.
A formação de Munique tem agora uma nova oportunidade na próxima jornada, a 31 de março, o Bayern pode sagrar-se já hexacampeão alemão. Para isso tem de vencer o clássico com o Dortmund e esperar que o Schalke não ganhe diante do Friburgo. Em 2013, Jupp Heynckes deixou o Bayern com quatro títulos no bolso (Bundesliga, Supertaça, Taça da Alemanha e Liga dos Campeões).
O que ainda está por decidir
Existe uma luta por três vagas no acesso a direto à fase de grupos da Liga dos Campeões e duas para a Liga Europa. Seis pontos separam o Schalke, que é segundo com 49 pontos, do Leipzig (6º com 43). No meio disso estão Dortmund (48), Eintracht Frankfurt (45) e Leverkusen (44). Fora dos lugares europeus e que ainda têm uma esperança são Hoffenheim (39), Estugarda (37) e Gladbach (36).
No fundo da tabela a coisa está ‘feia’ para o Hamburgo, que se arrisca a descer de divisão pela primeira vez na história da Bundesliga. A equipa é mesmo a última classificada com 17 pontos e o Colónia, outro histórico do futebol alemão, poderá fazer companhia ao Hamburgo na descida, uma vez que soma apenas 20 pontos. O Mainz e o Wolfsburgo, ambos com 25, jogarão com os pés em brasa, enquanto o Friburgo (30) está mais descansado.
Comentários