O Borussia Dormtund transformou-se num dos clubes que melhor sabe vender na Europa. Nos últimos anos, o emblema alemão tem feito transferências fantásticas que lhe permitiram embolsar 1038 milhões de euros em venda de jogadores, desde 2025.

Muito desses mais de mil milhões de euros se devem a venda de três jogadores: Ousmane Dembelé, Jude Bellingham e Erling Haaland.

Sobre o extremo francês, o Barcelona acabou por deixar 148 milhões de euros nos cofres do Borussia Dortmund no verão de 2017, de acordo com contas divulgadas pelo jornal alemão 'Bild'. Aos 105 milhões de euros pela transferência inicial, o jogador acabou por cumprir alguns dos objetivos determinados pelos alemães, o que fez o montante disparar para quase 150 milhões de euros.

Seria vendido pelo Barcelona ao PSG por 50 milhões de euros no início de 2023/24, depois de muitas épocas de altos e baixos, quase sempre lesionado.

Outra venda astronômica do Dortmund foi a de Jude Bellingham ao Real Madrid, por 103 milhões de euros no verão de 2023. Os dois principais títulos ganhos pelo inglês em Espanha no primeiro ano (LaLiga e Liga dos Campeões) renderam 10 milhões de euros ao clube alemão.

O Dortmund tinha razão quando mostrou pressa em ter Bellingham nos seus quadros. Tentou contratar o médio, na altura com 16 anos, e só tinha de pagar 300 mil euros ao Birmingham pelos direitos de formação, mas não conseguiu. Jude ficou mais um ano em Inglaterra e saiu, aos 17, para o Dortmund... por 30 milhões de euros.

No caso de Erling Haaland, o negócio teve outros números. O Manchester City só pagou 60 milhões de euros pelo goleado, valor correspondente a sua cláusula de rescisão em 2022. Antes, o avançado norueguês não tinha cláusula.

Um ano antes, em junho de 2021, o Manchester United tinha pago 85 milhões de euros ao Borussia Dortmund por Jadon Sancho, depois de 16 golos 20 assistências em 38 jogos do extremo inglês num total de 36 participações diretas para golo dos alemães.