O treinador alemão Christian Streich vai deixar no final da época o Friburgo, clube que representa há quase 30 anos, primeiro como futebolista e desde 1998 como técnico, da formação até aos seniores.

“Pensei muito, discuti muito, mas creio que é o momento certo para dar lugar a novas energias, novas pessoas e novas possibilidades”, considerou Christian Streich, num vídeo publicado pelo Friburgo.

Streich, de 58 anos, também conhecido pelas fortes posições em questões sociais e no combate à extrema-direita na Alemanha, passou toda a sua carreira de treinador no Friburgo, desde os juniores até assumir a equipa sénior em 2011/12.

Sob a sua orientação, o Friburgo chegou em 2022/23 pela primeira vez aos oitavos de final da Liga Europa, que repetiu esta época, e foi finalista vencido da Taça da Alemanha em 2021/22, perdendo nas grandes penalidades diante do Leipzig (1-1, 4-2).

Nesta época, o Friburgo segue em nono lugar na Bundesliga, a dois pontos do Augsburgo, sétimo, já em zona de qualificação europeia.

O treinador, filho de um talhante e que se desloca muitas vezes de bicicleta para os treinos, tornou-se uma figura emblemática de Friburgo também pelas suas tomadas de posição em questões políticas e sociais.

“Se não nos levantamos agora é porque não aprendemos nada. É importante opormo-nos à estupidez e ao extremismo da extrema-direita em todas as suas formas”, comentou Streich em janeiro, em relação à ascensão do partido populista de extrema-direita (AfD).