O Mindelense, bicampeão de Cabo Verde em futebol, reivindica a conquista de 19 títulos nacionais ao longo da sua história, mas os dados oficiais apontam para 16 campeonatos, facto que tem gerado polémica no arquipélago.
Em declarações à agência Lusa, o presidente do Mindelense defendeu que o clube que dirige já conquistou 19 campeonatos de Cabo Verde em futebol, garantindo ter toda a documentação, fotos e taças que comprovam os factos.
Adilson Nascimento recordou que o primeiro título conquistado pelo Mindelense aconteceu em 1939, quando ainda era apenas um jogo entre o vencedor do regional de São Vicente e o vencedor da ilha de Santiago.
"Mas se a FCF (Federação Cabo-Verdiana de Futebol) fizer uma pesquisa a fundo vai comprovar que temos 19 campeonatos conquistados", desafiou o presidente bicampeão cabo-verdiano, referindo que o órgão que rege o futebol cabo-verdiano "não tem dados suficientes" e que se baseia as suas contas na Internet.
No entanto, Adilson Nascimento adiantou que a federação já se prontificou em ir ao Mindelo verificar as contas para esclarecer as discrepâncias.
"Mas, independentemente de oficializarem ou não o número de títulos, temos todos os dados no clube que comprovam as nossas contas", prosseguiu Adilson Nascimento, que, além do campeonato de 1939, recordou outros dois títulos conquistados em 1949 e 1950 e que não estão nas contas da FCF.
O campeonato cabo-verdiano divide-se em dois períodos, antes da independência, onde as contas da FCF dão seis títulos ao Mindelense (1956, 1960, 1962, 1966, 1968, 1971) e pós-independência, com 10 vitórias (1976, 1977, 1981, 1988, 1990, 1992, 1998, 2011, 2013 e 2014).
A tabela da FCF coincide com a do jornalista, professor universitário e ex-presidente do conselho de administração da agência cabo-verdiana de notícias Inforpress, José Mário Correia, que está a fazer uma pesquisa sobre o futebol cabo-verdiano, mais concretamente sobre a participação da seleção nacional na Taça Independência de 1979 a 2000.
O investigador reconheceu também que não tem conhecimento dos três títulos conquistados pelo Mindelense em 1939, 1949 e 1950, mas garantiu que vai "correr atrás" da informação para completar a tabela.
Contactada pela Lusa, fonte da FCF indicou que o assunto está a ser investigado.
Outro assunto que vem à baila sempre que uma equipa cabo-verdiana conquista o campeonato de futebol é a sua participação na Liga dos Campeões Africanos.
Adilson Nascimento assumiu que é um "sonho" que gostaria de concretizar, mas é ao mesmo tempo cauteloso, dizendo que pelas condições internas "é quase impossível" embarcar na aventura.
"Não queremos sobrecarregar os nossos patrocinadores com mais este custo. Só para terem uma ideia, a participação em cada eliminatória da Liga dos Campeões Africanos custa quatro mil contos (36,3 mil euros). São várias eliminatórias e, se os jogos forem longe, o valor poderá aumentar", explicou.
Neste sentido, o presidente do Mindelense pediu um "esforço suplementar" ao Governo, à semelhança do que acontece com a seleção cabo-verdiana de futebol quando esta participa nas competições africanas.
"É a representação do país que está em causa", lembrou, recordando que a última vez que o Mindelense esteve nas competições africanas foi na década de 1980. A última equipa a representar Cabo Verde nas eliminatórias para a Liga dos Campeões Africanos provas foi o Sporting da Praia, na época 2008/2009.
Comentários