O Campeonato do Mundo de Fórmula 1 tem neste fim-de-semana o mais lendário dos seus Grandes Prémios. Apesar de ser cada vez mais criticado, pela monotonia e escassez de ultrapassagens (problema que não é de agora, mas que progressivamente se vem acentuando), ninguém tem coragem de riscar o circuito citadino monegasco do calendário, seja pela sua história, seja pelo seu glamour. E este ano há novidades.

Uma semana depois da vitória de Max Verstappen em Imola, corre-se então o Grande Prémio do Mónaco, em Monte Carlo. Será a 8.ª etapa do Mundial de F1 de 2025, com o neerlandês, campeão do mundo em título, a querer dar seguimento a esse triunfo para continuara a contrariar o maior favoritismo dos McLaren que, contudo, não ganha no principado desde . Conseguirá, enfim 'matar o borrego'?

Como vão as contas do Campeonato do Mundo

No passado domingo, no GP Emilia-Romagna, Verstappen somou a sua segunda vitória da época, a primeira desde o primeiro grande prémio da temporada, e como que se relançou na luta pelo título que é seu há quatro anos.

A classificação geral do mundial de pilotos 2025 continua a ser liderada pelo australiano Oscar Piastri, em McLaren, com 146 pontos, à frente do colega de equipa, Lando Norris, com 133. Mas Verstappen, com o seu Red Bull, chegou, com o último triunfo, aos 124 pontos e promete fazer suar - e muito - os dois da frente.

No Mundial de construtores, contudo, o domínio da McLaren é avassalador e a dúvida, mesmo com ainda tanto da temporada por correr, passará mesmo por saber quem ficará em segundo. Para já, a escuderia britânica soma já 279 pontos, contra 147 da Mercedes, 131 da Red Bull (os 124 de Verstappen e mais sete…) e 114 da Ferrari.

A 'magia' do circuito de Monte Carlo

Uma das mais tradicionais corridas do automobilismo mundial, o Grande Prémio do Mónaco tem características que o distinguem quer fora, quer dentro da pista. Cá fora, é muito o 'glamour', com inúmeras personalidades públicas das mais variadas vertentes a fazerem questão de marcar presença para assistir ao evento seja dos camarotes, seja das varandas dos luxuosos apartamentos e hotéis que circundam o célebre circuito citadino do principado monegasco.

Lá dentro, na pista, esta caracteriza-se pelas baixas médias de velocidade, pelas ultrapassagens complicadas e pela exigência de um circuito citadino onde a margem de erro - para pilotos e máquinas - é praticamente nula.

O circuito

O Circuito do Mónaco fica localizado na cidade de Monte Carlo, no pequeno Principado monegasco. Cada volta tem a extensão de 3.337 quilómetros, com 19 curvas, e ao todo a corrida será composta por 78 voltas, perfazendo um total de pouco mais de 260 quilómetros (é a corrida mais curta de todo o Mundial de F1).

Circuito do GP do Monaco
Circuito do GP do Monaco

Curiosidades

O GP do Mónaco é um dos poucos que são anteriores à própria Fórmula 1, tendo a sua primeira edição sido realizada em 1929. O vencedor foi William Grover, ao volantde de um Bugatti.

Os 3340 metros do percurso do circuito fazem dele o menor da Fórmula 1, o que faz os pilotos darem 78 voltas na corrida, mais do que em qualquer outra do Mundial.

Ayrton Senna é o recordista de vitórias, no GP do Mónaco, com seis triunfos. Graham Hill e Michael Schumacher triunfaram cinco vezes.

'O Mago' vs 'O Professor': Senna contra Prost, a maior rivalidade da história da Fórmula 1?
'O Mago' vs 'O Professor': Senna contra Prost, a maior rivalidade da história da Fórmula 1?
Ver artigo

A McLaren é a equipa que mais vitórias logrou no Mónaco: 15 triunfos. A Ferrari surge em segundo, com 10.

Para vincar uma vez mais a importância dos treinos de qualificação, nos últimos 20 anos o piloto que largou da pole position venceu 14 vezes. Desde 1986, o vencedor largou sempre de uma das três primeiras posições da grelha, à exceção de 1996, quando Olivier Panis venceu após sair de 14º, numa corrida concluída por apenas quatro pilotos.

O carismático túnel do circuito do GP do Mónaco é a única curva indoor da Fórmula 1.

O emblemático túnel do circuito citadino de Monte Carlo
O emblemático túnel do circuito citadino de Monte Carlo O emblemático túnel do circuito citadino de Monte Carlo créditos: AFP or licensors

A que horas é a corrida? E a qualificação?

Sexta-feira, dia 23

Treinos livres 1: 12h30 - 13h30

Treinos livres: 16h00 - 17h00

Sábado, dia 28

Treinos livres 3: 11h30 - 12h30

Qualificação: 15h00 - 16h00

Domingo, dia 29

Corrida - 14h00

Horas de Portugal continental