A Direção Geral dos Desportos e a Cooperação Holandesa realizaram na quinta-feira, num campo forjado na Feira Internacional de Cabo Verde, um jogo amigável de futebol com a participação do antigo internacional holandês Pierre Van Hooijdonk.
Em declarações à imprensa, o diretor geral dos Desportos, Gerson Melo, considerou importante este gesto por parte do governo holandês e da equipa que está a ministrar uma acão de formação de treinadores no país.
"Isso vem ajudar-nos a ter mais recursos humanos qualificados e a continuar a desenvolver não só o futebol mas outras áreas no desporto. É bom quando temos esse apoio da parte holandesa e o empenho que têm manifestado para fazer esse curso", disse.
Gerson Melo disse que acredita tratarem-se de ferramentas úteis para o trabalho dos jovens que ensinam futebol e é da opinião que para desenvolver é preciso que haja uma estratégia no sentido das escolas se organizarem para formar futuros futebolistas.
O internacional holandês Pierre Van Hooijdonk, que começou a falar da FIC, disse tratar-se de uma primeira experiência em Cabo Verde que o deixou impressionado, apesar de estar no país para ajudar numa formação de treinadores e monitores do futebol.
Convidado a opinar sobre o futebol cabo-verdiano, Pierre Van Hooijdonk disse não ter visto ainda quase nada para fazer um juízo.
"Para fazer isso teria de conhecer e de saber em que pé estão os jogadores e o futebol cabo-verdiano. O que sei é que na Holanda existem várias pessoas da comunidade que estão a jogar na primeira liga", frisou.
O ato de quinta-feira na XXª edição da Feira Internacional de Cabo Verde, além de uma pequena partida amigável em que participaram os antigos internacionais Dário Furtado e Lito, o holandês internacional Pierre Van Hooijdonk e o embaixador da Holanda para Cabo Verde, englobou ainda uma demonstração ligada à formação de monitores das escolas de iniciação ao futebol, a decorrer por estes dias no Estádio Nacional.
Comentários