Derrota do 1º de Agosto e eliminação da seleção sub-20 de Angola nas competições da CAF marcaram a semana dos aniversários das principais federações desportivas nacionais.
A semana “negra” do futebol angolano iniciou-se terça-feira com a derrota do 1º de Agosto em casa do Mbabane Swallows da Swatini (Ex-Swazilândia), por 1-0, na segunda ronda do grupo D da liga dos campeões africanos.
Este resultado sucede a um comprometedor empate caseiro (1-1) na estreia do campeão angolano diante do Etoile da Tunísia.
No domingo, com grande surpresa, a seleção sub-20 foi eliminada, em casa, pelo Malawi, a quem vencera por 2-1 fora na corrida ao CAN da categoria em 2019 no Níger.
Com efeito, em pleno estádio dos Coqueiros, em Luanda, os “Palanquinhas” foram copiosamente batidos por 4-1, num encontro em que o marcador chegou a assinalar 4-0 ainda antes do intervalo.
Internamente, os “papões” 1º de Agosto e Petro de Luanda aproximaram-se do topo do Girabola2018, ao vencerem os seus jogos em atraso da sexta jornada, que não se realizaram na data marcada devido ao envolvimento de ambos nas Afrotaças.
Na sua visita ao Kabuscorp do Palanca, os petrolíferos “desataram o nó” apenas na parte final do encontro, altura em apontaram os três golos com que derrotaram o adversário e se guindaram a dois pontos do líder Interclube.
No dia seguinte, os “militares” seguiram-se-lhes as pegadas ao vencerem por 1-0 no reduto (à porta fechada) do 1º de Maio de Benguela.
No basquetebol, o 1º de Agosto apurou-se para a final do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol, ao derrotar o ASA por 3-0 nas meias-finais disputadas a melhor de cinco jogos.
Na outra semifinal, o Petro de Luanda pode esta segunda-feira carimbar o passe caso vença, na terceira partida da série, o Sport Libolo e Benfica, a quem já venceu as duas primeiras partidas.
Fora do campo, o desporto foi tema na casa das leis. Quinta-feira, a Comissão especializada em Desporto da Assembleia Nacional abordou com os actores directos e indirectos a legislação - dentre os quais segurança social, seguro de saúde, financiamento - e mecenato desportivo.
Com os avançados Vá e Chico Banza (Leixões da 2.ª liga portuguesa) como principais novidades da convocatória da seleção nacional para o torneio da região austral do continente africano (COSAFA), a disputar-se de 27 de Maio a 9 de Junho, na província de Limpopo, na África do Sul.
No domingo foi inaugurada a nova sede da Federação Angolana de Andebol, em acto prestigiado pelo presidente da Confederação Africana da modalidade (CAHB), Mansourou Aremou.
Trata-se das antigas instalações do futebol, com dez compartimentos a mais que as anteriores, incluindo um anfiteatro com 70 lugares.
O motivo de júbilo dos últimos sete dias foi a coincidência da celebração das datas do basquetebol e andebol.
A 18 Maio, foi celebrado o dia do basquetebol, a modalidade com mais títulos continentais, com 12 nos masculinos e dois em femininos.
Dois dias depois, foi a vez do andebol, “soberana” no escalão feminino com 12 troféus conquistados e com passagens marcantes em campeonatos do mundo e Jogos Olímpicos.
Comentários