A quinta jornada do torneio de apuramento à fase final do CAN2015 registou o afastamento das seleções de Angola e Moçambique, e o confirmou o primeiro lugar de Cabo Verde.
Os “Palancas Negras” empataram (0-0) na receção ao Gabão, quando precisavam de um triunfo para manter as esperanças de atingir à oitava presença na principal prova futebolística a nível continental.
Os seus cinco pontos na tabela classificativa são insuficientes para se apurar no grupo C, face a diferença entre os dois primeiros já apurados (Burkina Faso e Gabão) com 10 e nove pontos, respetivamente.
Os moçambicanos foram impotentes no seu reduto, ao permitirem o desaire (0-1) diante da Zâmbia.
Cabo Verde, outro país da lusofonia, derrotou, na cidade de Praia, o Níger, por 3-1 e soma 12 pontos, com o apuramento já garantido.
Os nigerianos foram a Brazzaville vencer o Congo local, por 2-0, enquanto a África do Sul superou o Sudão, por 2-1, em Joanesburgo.
A Argélia (15 pontos), que já tinha presença garantida na prova, não teve dificuldades para superar a Etiópia, por 3-1, no grupo B, do qual contam ainda Mali e Malawi, ambos com seis, que disputam a segunda vaga.
Resultados da 5.ª jornada
Grupo A
África do Sul – Sudão 2-1
Congo Brazzaville – Nigéria 0-2
Grupo B
Malawi – Mali 2-0
Argélia – Etiópia 3-1
Grupo C
Angola – Gabão 0-0
Lesotho – Burkina Faso 0-1
Grupo D
Camarões – RD Congo 1-0
Serra Leoa – Costa do Marfim 1-5
Grupo E
Uganda – Gana 1-0
Togo – Guiné Conacri 1-4
Grupo F
Moçambique – Zâmbia 0-1
Cabo Verde – Níger 3-1
Grupo G
Egito – Senegal 0-1
Botsuana – Tunísia 0-0.
Comentários