A seleção angolana de futebol, treinada pelo português Pedro Gonçalves, acusou na segunda-feira o Níger de interferir na preparação do jogo entre as duas formações, da fase de qualificação para a Taça das Nações Africanas (CAN) de futebol.

Angola vai defrontar hoje o Níger em jogo agendado para o estádio Larbi Zaouli, em Casablanca, Marrocos, casa emprestada dos nigerinos.

José Carlos Miguel, vice-presidente da federação angolana, disse que o autocarro que transportava a comitiva para o treino de adaptação ao relvado foi desviado para local incerto.

“O autocarro que transportava a seleção nacional para o estádio foi desviado, propositadamente, para um outro local, por algum tempo. Lamentamos essa situação causada pelos nigerinos. A responsabilidade é da Federação de Futebol do Níger” disse o responsável.

Apesar do sucedido, o treino de reconhecimento do relvado acabou por se realizar, para uma partida em que Angola pode assegurar o apuramento para a CAN2025 em caso de vitória.

Angola ocupa isoladamente o primeiro lugar, com nove pontos, mais cinco do que o Sudão, que na quinta-feira foi empatar 0-0 a Accra, e mais sete do que o Gana, enquanto o Níger segue em último, apenas com um ponto.

Qualificam-se para a fase final os dois primeiros de cada um dos seis grupos e os quatro melhores terceiros.