Amessan não esteve no lote de jogadores disponíveis para este jogo de apresentação. O médio natural da Costa do Marfim está a recuperar de uma pequena entorse no joelho direito.
Com este resultado o Arouca somou 34 pontos, o suficiente para fugir aos dois últimos lugares, que foram destinados a Portimonense e Sporting da Covilhã, com 32.
Numa partida jogada à porta fechada, na Academia Dolce Vita, a equipa de Arouca, da Liga de Honra, venceu com golos apontados na segunda parte por Joeano e Babanco, enquanto o tento da "Briosa" foi também apontado no segundo tempo por Diogo Valente.
Com este empate a zero, as duas equipas não conseguiram afastar-se da zona de despromoção que está a apenas um ponto para o União da Madeira (14.º) e dois para o Arouca (12.º).
João Rodrigues colocou os locais em vantagem, aos 16 minutos, de cabeça, em resposta a um centro da direita de Bock, e Horácio, também de cabeça, fechou a contagem, aos 36, dando uma expressão justa ao resultado.
«A proposta inicial premiava a competição, mas depois outros interesses se levantaram, nomeadamente os dos clubes que estão na eminência de descer. Nós pautamo-nos pela verdade desportiva. Premiar quem sobe e não quem desce», afirmou António Jorge Teixeira.
Joeano, de cabeça, foi o autor dos golos que deram os três pontos à equipa comandada por Vítor Oliveira, enquanto o guardião Bruno Conceição destacou-se ao conseguir travar o Leixões nas tentativas de dar a volta ao resultado.
Um golo de Filipe Melo permitiu hoje ao Arouca vencer em casa o Santa Clara por 1-0, com a ajuda de três reforços de inverno, em encontro da 16.ª jornada da Liga de Honra em futebol.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.