Protestos com fumos pretos lançados para o relvado e invasão de campo por parte de pelo menos um adepto levaram hoje a que o jogo entre o Groningen e o Ajax, do campeonato neerlandês de futebol, fosse suspenso definitivamente.

Ao sétimo minuto do desafio da 32.ª jornada da Eredivisie, com o Groningen já despromovido, o Ajax de Francisco Conceição, não convocado, preparava-se para marcar um canto quando fumos pretos foram arremessados pelos seguidores locais para o terreno de jogo.

Ao mesmo tempo, um adepto, que exibia um cartaz de protesto pela descida do Groningen, irrompeu pelo relvado do estádio Euroborg, esquivando-se às forças de segurança até ser detido.

Entretanto, os futebolistas recolheram aos balneários: o árbitro ainda tentou reatar o desafio, porém num par de minutos a situação repetiu-se e percebeu que não seria bem-sucedido, suspendendo a partida definitivamente.

Nas últimas jornadas tem sido crescente a tensão entre as claques do Groningen, que assobiaram os próprios jogadores quando estes regressaram ao relvado para tentar reatar a partida, e a direção do clube.

O Groningen, que viu a descida confirmada na pretérita ronda, não jogava na segunda divisão dos Países Baixos há mais de 20 anos, nomeadamente em 1999/2000.