Fernando Santos anunciou esta quinta-feira a lista de convocados para os duelos do Grupo B com Luxemburgo e Ucrânia, numa dupla jornada em que Portugal poderá confirmar o apuramento direto para o Euro 2020.

O destaque vai para a estreia de Rúben Semedo e para os regressos de Ricardo Pereira, João Mário, Bruma e André Silva. Em relação à última convocatória, ficaram de fora Daniel Carriço, Ferro, Renato Sanches, Daniel Podence, Cancelo, e Diogo Jota.

Confira a lista de convocados

Guarda-redes: Beto (Goztepe, Tur), José Sá (Olympiacos, Gre) e Rui Patrício (Wolverhampton, Ing).

Defesas: José Fonte (Lille, Fra), Mário Rui (Nápoles, Ita), Nelson Semedo (FC Barcelona, Esp), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund, Ale), Rúben Dias (Benfica), Ricardo Pereira (Leicester, Ing), Pepe (FC Porto) e Ruben Semedo (Olympiacos, Gre).

Médios: Bruno Fernandes (Sporting), Danilo Pereira (FC Porto), João Moutinho (Wolverhampton, Ing), Pizzi (Benfica), Rúben Neves (Wolverhampton, Ing), William Carvalho (Betis, Esp) e João Mário (Lokomotiv Moscovo, Rus).

Avançados: Bernardo Silva (Manchester City, Ing), Bruma (PSV Eindhoven, Hol), Gonçalo Guedes (Valência, Esp), Rafa (Benfica), João Félix (Atlético de Madrid, Esp), André Silva (Eintracht Frankfurt, Ale) e Cristiano Ronaldo (Juventus, Ita).

Mais uma vez com o capitão Cristiano Ronaldo entre os eleitos, a seleção portuguesa recebe o Luxemburgo em 11 de outubro, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e desloca-se a Kiev para defrontar três dias mais tarde a Ucrânia, líder destacada do agrupamento, com 13 pontos, mais cinco do que a equipa lusa.

Portugal ocupa o segundo lugar, com oito pontos, à frente da Sérvia (sete), Luxemburgo (quatro) e da lanterna-vermelha Lituânia (um), mas tem menos um jogo disputado do que todas as outras seleções do Grupo B de apuramento.

Em caso de vitória nos dois jogos, e se a Sérvia não vencer na Lituânia, em 14 de outubro, Portugal garante de imediato um lugar na fase final do próximo Europeu e mantém-se na luta pela vitória na ‘poule’ com a Ucrânia.