O selecionador Francisco Neto e a futebolista Dolores Silva consideraram hoje a Irlanda do Norte um opositor “muito experiente”, na véspera do primeiro de dois jogos com as norte-irlandesas, de qualificação para o Europeu feminino de 2025.
“É uma equipa com um grupo de jogadoras muito experiente e com registos e contextos diferentes”, afirmou Francisco Neto, em conferência de imprensa realizada na Cidade do Futebol, em Oeiras, de antevisão ao encontro de sexta-feira, do Grupo B3 de apuramento, em Leiria.
O selecionador nacional referiu que as norte-irlandesas “vão apresentar níveis diferentes, mas um contexto positivo”, pelo que não espera quaisquer facilidades.
“Sabemos que a nível internacional não há jogos fáceis. É uma equipa com capacidade tática para se adaptar e que dentro do próprio jogo muda muitas vezes o seu sistema tático para poder ajustar-se aos adversários. Temos de estar muito atentos a isso e termos, acima de tudo, a nossa identidade, o nosso caráter, que temos mostrado ao longo deste tempo, e, sem dúvida nenhuma, um Portugal ao seu mais alto nível, em função do adversário”, assinalou o técnico nacional.
Francisco Neto abordou ainda a possibilidade de lançar em jogo Beatriz Cameirão e Stephanie Ribeiro, o que lhes permitiria obter a primeira internacionalização AA por Portugal.
“Isso só amanhã [sexta-feira]. Ainda faltam muitas horas. São duas jogadoras que estão a fazer o seu trabalho, estão a integrar-se e as jogadoras mais experientes estão a recebê-las neste meio, como é normal”, salientou.
Marcadora do golo que permitiu a Portugal derrotar a Irlanda do Norte pela última vez, em 2017, a capitã Dolores Silva recordou que “já passou algum tempo” desde esse duelo e que as duas seleções estão “diferentes”, recordando que ambas disputaram a fase final do Europeu de 2022.
Tal como havia sucedido na véspera, todas as jogadoras convocadas participaram no apronto de hoje, realizado na Cidade do Futebol, em Oeiras, sem quaisquer limitações, apresentando-se aptas para ir a jogo.
Portugal recebe a Irlanda do Norte na sexta-feira, pelas 20:45, no Estádio Municipal de Leiria, deslocando-se em 04 de junho ao Mourneview Park Stadium, em Lurgan, para voltar a defrontar as norte-irlandesas, numa partida com início marcado para as 19:00.
Após duas rondas realizadas, Portugal lidera isolado o Grupo B3 de qualificação para o Euro2025, com seis pontos, resultantes dos dois triunfos, contra Bósnia-Herzegovina, por 3-0, e Malta, por 2-0. A Irlanda do Norte é segunda colocada, com quatro pontos, enquanto as maltesas seguem com um e as bósnias ainda sem pontuar.
Para chegar à fase final do Euro 2025, que se vai realizar na Suíça, entre os dias 02 e 27 de julho de 2025, Portugal precisa de ficar colocado num dos três primeiros lugares do grupo e de ultrapassar, ainda, duas eliminatórias dos play-offs.
Comentários