A quatro jogos do final da qualificação para o Europeu de 2020, a seleção portuguesa começa a fazer contas à vida e a ver o que é necessário para garantir a presença na competição do próximo ano.

A faltarem quatro jogos para o final da qualificação, Portugal soma oito pontos, com menos um jogo que a Ucrânia que está em 1.º lugar com 13 pontos e da Sérvia que com sete pontos está no 3.º posto.

Grupo B à 6ª jornada
Grupo B à 6ª jornada créditos: DR

Uma coisa é certa: se Portugal vencer todos os jogos que faltam (Luxemburgo, Ucrânia, Lituânia, Luxemburgo), o primeiro lugar fica garantido bem como a qualificação.

A seleção nacional pode nem precisar disso e qualificar-se já este mês, mas não está só dependente de si.

Se os pupilos de Fernando Santos vencerem os próximos dois jogos (Luxemburgo, na próxima sexta, em Lisboa e Ucrânia, em Kiev, no dia 14) e SE a Sérvia não vencer na Lituânia, Portugal garante um lugar na fase final do Euro2020.

Nesta situação, a seleção lusa juntava 14 pontos e a Sérvia (em caso de empate com a Lituânia) juntava oito pontos.

Sendo que à Sérvia sobravam seis pontos em disputa e a diferença era precisamente essa, mesmo que Portugal perdesse os restantes jogos, ambas as seleções ficavam com os mesmos pontos e o desempate era feito através do confronto direto com vantagem portuguesa (Portugal empatou (1-1) e venceu (2-4) frente à Sérvia).

Ainda assim, mesmo que tudo corra mal e Portugal não consiga um dos dois lugares de qualificação direta no grupo B, Fernando Santos tem mais ‘uma carta na manga’.

Com o primeiro lugar no Grupo 3 da Liga A da ‘UEFA Nations League’, que levou a seleção à conquista do troféu da Liga das Nações, Portugal tem lugar garantido nos playoffs de qualificação, onde terá de realizar mais dois jogos e vence-los para chegar ao Euro2020.