Declarações de Roberto Martinez, selecionador de Portugal, à RTP e também à Sport TV, após a goleada de 6-0 ao Luxemburgo.

Análise ao jogo: "Estou muito satisfeito. É importante recordar que a atitude dos jogadores é a parte mais importante. Hoje era importante ter intensidade desde o início, jogar como uma equipa. Fizemos isso, fazendo seis golos, tendo um penálti desperdiçado. Valorizo muito manter a nossa baliza a zeros. O Luxemburgo procura sempre criar perigo em casa. Tivemos uma grande capacidade de manter a concentração. Estou muito contente mas é só o início. Temos de trabalhar muito para melhorar."

Veja as melhores imagens do jogo

Jogo acabou por ser fácil: "Nunca é fácil jogar contra esta seleção. O Luxemburgo joga com muita intensidade, procura transições, mas o nosso começo [de jogo] foi muito forte. Parámos os possíveis contra-ataques do Luxemburgo e, como equipa, criámos oportunidades claras e muito bem finalizadas. Um jogo completo pelo nosso jogo sem bola, a reação à perda e o manter a baliza a zero foi a razão para ganhar a partida."

Pede mais largura à equipa: "É importante jogar como equipa, com bola é precisa ter largura. Muito trabalho no treino dos jogadores a entender o que pretendemos e, por isso, foi um estágio muito bom, mas devemos melhorar e trabalhar muito mais juntos."

Cristiano Ronaldo volto a sorrir: "O Cristiano é um jogador único a nível mundial, tem o maior número de internacionalizações. A experiência que tem para o balneário é muito importante. Todos os jogadores têm um papel importante. Os mais jovens pela inexperiência e pela vontade de jogar e jogadores como Cristiano Ronaldo, Rui Patrício e Bernardo Silva trazem experiência. É importante para fazer um balneário que está completo."

Diferenças entre este jogo e o do Liechtenstein: "Comparando este jogo contra o primeiro da qualificação, foi diferente, O espaço estava mais nas costas dos defesas. Explorámos essa parte muito muito bem. A equipa adaptou-se taticamente. Na segunda parte defendemos numa linha de quatro quando o Luxemburgo mudou para uma linha de quatro também. É uma oportunidade para trabalharmos e experimentar. Estou contente com a forma como o fizemos."

A seleção portuguesa de futebol isolou-se hoje na liderança do Grupo J de apuramento para o Campeonato da Europa de 2024, ao golear no Luxemburgo por 6-0, em encontro da segunda jornada. Cristiano Ronaldo, os nove e 31 minutos, João Félix, aos 15, Bernardo Silva, aos 18, e os suplentes Otávio, aos 77, e Rafael Leão, aos 88, marcaram os golos do ‘onze’ comandado pelo espanhol Roberto Martínez.

Num agrupamento que qualifica os dois primeiros para a fase final do Euro2024, Portugal passou a somar seis pontos, contra quatro da Eslováquia (2-0 à Bósnia-Herzegovina) e três de bósnios e da Islândia (7-0 no Liechtenstein).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.