A Espanha soma e segue no Euro 2024, com o segundo triunfo em dois jogos na prova. Um triunfo por 1-0 sobre a Itália que só pecou por escasso, tal o domínio, a qualidade do futebol e o número de oportunidades criados pela La Roja frente a uma Squadra Azzurra que só nos minutos finais chegou perto da grande área contrária. Valeu, aos italianos, uma grande exibição do seu guarda-redes, Donnarumma.

A Espanha, que já tinha marcado por três vezes na primeira parte no jogo de estreia, com a Roménia, voltou a entrar com tudo diante da Itália e Pedri quase marcou praticamente no primeiro lance do jogo. Donnarumma segurou o nulo com a sua primeira grande defesa do jogo. A Itália mostrava-se incapaz de sair do seu meio-campo, perante tamanha pressão espanhola, e Nico Williams atirou de cabeça ao lado pouco depois.

Morata e Fábian Ruiz também obrigaram Donnarummaa grandes defesas antes do intervalo, com a Espanha a mostrar momentos de grande futebol, mas o nulo persistiu até ao intervalo.

A segunda parte trouxe mais do mesmo, com novas oportunidades para Espanha. Morata e Pedri voltaram a ameaçar e Donnarumma continuou a mostrar o que vale na baliza italiana. E, com tantos lances de perigo, a seleção espanhola acabou mesmo por marcar...mas precisou da ajuda de um adversário. Cruzamento da esquerda, desvio de cabeça de Morata, Donnarumma afastou e a bola esbarrou no joelho de Calafiori, terminando no fundo das redes.

Nem o golo fez os espanhóis abrandarem e os lances de perigo continuaram a suceder-se, com Yamal a atirar ligeiramente ao lado e Nico Williams, autor de uma grande exibição, a atirar de forma espetacular à trave.

Nos minutos finais a Itália, vendo-se a perder por apenas 1-0, conseguiu enfim crescer um pouco e chegou algumas vezes perto da grande área espanhola, ainda que sem criar real perigo. Perigo continuou a criar a Espanha, aproveitando um agora maior balanceamento ofensivo dos italianos, mas uma vez mais Donnarumma brilhou, com duas grandes defesas.

Na classificação do Grupo C, a Espanha passou a somar seis pontos, garantindo assim, desde já, a passagem aos oitavos de final. A Itália mantém os três pontos, enquanto Albânia e Croácia, que quarta-feira empataram a dois golos em Hamburgo, somam apenas um ponto.