A Itália, campeã em título, e a Alemanha, anfitriã do Euro2024, defrontam hoje Suíça e Dinamarca, respetivamente, nos primeiros jogos dos oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol.

A primeira vaga nos quartos de final vai resultar do duelo entre a Itália, que em 2021 conquistou o seu segundo título no Euro2020, depois da vitória em 1968, e a Suíça, que tem como melhor desempenho a eliminação nos ‘quartos’, na última edição, frente à Espanha, depois de afastar a França, nos ‘oitavos’.

A ‘squadra azzurra’ chegou a esta fase após terminar em segundo no Grupo B, atrás da Espanha, graças ao golo tardio e ‘salvador’ de Zaccagni, frente à Croácia, enquanto a Suíça foi segunda no Grupo A, somente ultrapassada pela Alemanha.

O jogo entre Itália e Suíça está marcado para as 18:00 locais (17:00 em Lisboa), em Berlim, no palco da final do Euro2024, e vai ser arbitrado pelo polaco Szymon Marciniak.

Pouco depois, às 21:00 (20:00), mas em Dortmund, e sob a arbitragem do inglês Michael Oliver, a ‘mannschaft’, após vencer o Grupo A, enfrenta a Dinamarca, vencedora da competição em 1992, segunda no agrupamento C, após três empates, em igualdade com a Eslovénia, adversária de Portugal.

A Alemanha, três vezes campeã e outras tantas finalista, procura regressar aos quartos de final do torneio continental, depois de ter ‘caído’ nos ‘oitavos’ no Euro2020 frente à ‘vice’ Inglaterra, que, nessa mesma edição, eliminou a Dinamarca nas ‘meias’.

Além do triunfo em 1992, num ‘conto de fadas’ após substituição da Jugoslávia e que culminou com um triunfo precisamente sobre a Alemanha, a Dinamarca conta ainda quatro presenças nas meias-finais, menos de metade do que os germânicos (nove).

Este vai ser o primeiro dia dos ‘oitavos’, fase em que Portugal defronta a Eslovénia, na segunda-feira, a partir das 21:00 (20:00), em Frankfurt.