É no majestoso Allianz Arena que Portugal irá tentar carimbar, desde já, o passaporte para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, este sábado, frente a poderosa Alemanha, em jogo da 2.ª ronda do Grupo F. Após a vitória por 3-0 frente a Hungria na jornada inaugural, um segundo triunfo daria o apuramento a Portugal já que nesta fase de grupos apuram-se os dois primeiros das seis séries e ainda os quatro melhores terceiros.
O Allianz Arena, também designado de Football Arena Munich, é, desde 2006, proprietário do Bayern Munique, o principal clube alemão. No início tinha capacidade para 71 mil lugares para jogos da Bundesliga e para 67.000 espectadores em jogos internacionais, mas, após as obras de remodelação em 2015, passou a poder suportar 75 mil espectadores em jogos da principal liga alemã.
O estádio foi construído em três anos, custou 340 milhões de euros e é obra do escritório suíço Herzog & de Meuron.
É constituído por estrutura mista de aço e concreto armado. Por fora, está coberto por 1056 painéis à prova de fogo e em formato de diamantes, divididos em 29 anéis de 700 metros de comprimento. Os painéis mudam de cor, de acordo com as equipas em campo: quando há um dérbi da cidade, o estádio assume as cores do Munique 1860 e do Bayern. Nos jogos do clube da casa, fica com as cores do Bayern Munique e quando jogo a seleção alemã, fica tudo branco.
VÍDEO: Assim é o Allianz Arena
Está equipado com quatro ecrãs gigantes. A nível de segurança destaque para o sistema de evacuação de emergência, que permite a completa evacuação do estádio em cerca de 15 minutos.
Construída pelos rivais locais Bayern Munique e 1860 Munique, o Allianz Arena foi inaugurada em 2005, embora o Bayern tenha assumido a posse total do estádio um ano depois.
O recinto acolheu o jogo de abertura do Campeonato do Mundo de 2006, entre a Alemanha e Costa Rica, antes de receber mais três jogos da fase de grupos, além de um desafio dos oitavos-de-final e a vitória da França nas meias-finais diante Portugal.
O estádio já viveu momentos marcantes, com destaque para a final da Liga dos Campeões de 2012, quando o Chelsea desafiou a vantagem caseira e derrotou o Bayern Munique no desempate por grandes penalidades.
Neste Euro2020, o Estádio Allianz Arena irá receber todos os jogos da Alemanha na fase de grupos (França, Portugal e Hungria), além de um jogo dos quartos-de-final.
Saiba tudo sobre o Euro2020: fotos, vídeos, infografias, notícias e reportagens.
O Allianz Arena está aberto 365 dias por ano. É um palco multiusos, com lojas, restaurantes cafés e centros de eventos. Recebe anualmente 3,5 milhões de visitantes.
O recinto é vigiado por 90 câmaras de alta definição (dentro e fora do estádio) e em caso de alerta, há 150 agentes da polícia (número varia de acordo com a importância do jogo) localizados em pontos estratégicos do estádio para agir em segundos
O estádio está bem servido quanto a ligação com transportes públicos - metro, autocarros e elétrico - e possui um parque de estacionamento com 11 mil lugares.
Dados do Allianz Arena
- Cidade: Munique (Alemanha).
- Estado: Inaugurado 30 de maio de 2005.
- Capacidade: 70.000 espetadores (em jogos internacionais)(x)
- Wi-fi gratuito para acesso simultâneo de até cem mil pessoas
- Aberto 365 dias do ano
- 3,5 milhões de visitas por ano
- 90 câmaras de vigilância de alta definição
- Estrutura externa iluminada com 304,1 mil lâmpadas de led, que permitem milhões de diferentes combinações de cores
- Eventos possíveis: Futebol.
- Distância para o aeroporto: 26 quilómetros (Munique).
- Distância para o centro da cidade: 12 quilómetros.
- Transportes públicos: Autocarro, metro e comboio.
- População da cidade: 1.553.000 habitantes.
- Clube: Bayern Munique.
- Jogos:
Fase de grupos:
15 jun, França - Alemanha, 1-0 (Grupo F).
19 jun, Portugal - Alemanha (Grupo F), 17:00 (hora de Lisboa).
23 jun, Alemanha - Hungria (Grupo F), 20:00.
Quartos de final:
02 jul, Vencedor do jogo 40 - Vencedor do jogo 38, 20:00.
(x) - Lotação máxima reduzida a 14.500 espetadores, devido à pandemia de covid-19.
Comentários