Inglaterra, Portugal e Cristiano Ronaldo dominam o Twitteuro, um dia depois das vitórias da seleção nacional e da Alemanha sobre Dinamarca e Holanda, respetivamente.
A seleção inglesa é a que mais tweets tem recebido, contabilizando até esta data 41908, sendo seguida por Portugal, com 29882, e Alemanha, com 24302.
Quanto aos jogadores, o grande destaque é Cristiano Ronaldo. Depois da exibição menos feliz do internacional português frente à Dinamarca, onde falhou várias oportunidades de golo, Ronaldo tem sido criticado nas redes sociais, nomeadamente através do Twitter.
O Twitteuro é um barómetro de popularidade na Twittosfera das equipas e dos jogadores que participam no Euro2012. Esta ferramenta, desenvolvida por um consórcio de entidades de que faz parte o SAPO Labs, permite acompanhar em tempo real todos os tweets identificados com a hashtag #Euro2012, o que inclui as menções às equipas e aos seus jogadores. A premissa usada para a medição da popularidade de um jogador (ou equipa) é o número de tweets que mencionam esse jogador (ou equipa): quanto maior for o número de tweets que mencionam o jogador, maior será considerada a sua popularidade.
A participação no Twitteuro é aberta a todos os utilizadores, bastando para o efeito ter uma conta no Twitter e enviar um tweet com a hashtag #Euro2012. Para comentar sobre uma selecção basta adicionar ao seu tweet a hashtag com o nome oficial do país em inglês (definido pela UEFA) ou em portugês. Se, por exemplo, quiser dizer "quero que Portugal ganhe o Euro 2012" deverá escrever "quero que #Portugal ganhe o #Euro2012".
No caso de querer enviar um tweet acerca de um jogador específico, basta adicionar ao seu tweet a hashtag com o sobrenome do jogador. Por exemplo: “Grande golo! #Euro2012 #Ronaldo“. Este tweet significa que o Cristiano Ronaldo terá marcado um grande golo.
O Twitteuro resulta da colaboração das equipas dos Labs SAPO (UP e Picoas), do Público e do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ), do Porto (FEUP e LIACC) e Técnica de Lisboa (INESC-ID), no âmbito do projeto de investigação REACTION em jornalismo computacional.
Comentários