O nadador Gabriel Lopes, que será o último português a entrar em ação nos Europeus, assumiu que o seu objetivo passa por chegar à final dos 200 metros estilos em Belgrado.

“Habitualmente digo os meus objetivos concretos, desta vez vou guardar para mim, mas passa sempre por fazer final”, assumiu, em declarações à agência Lusa.

Depois de ter estado nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, nos quais foi 21.º nos 200 metros estilos, Gabriel Lopes garante que mantém esperança de conseguir os mínimos em Belgrado, com o prazo para a obtenção de marca a terminar no domingo.

Com o Europeu a disputar-se a pouco mais de um mês do arranque dos Jogos Olímpicos Paris2024, muitos atletas decidiram abdicar da presença em Belgrado, com Camila Rebelo a ser a única portuguesa presente já com mínimos.

“Neste Europeu acabam por estar presentes mais pessoas que ainda estão a tentar mínimos do que muitas das que já estão qualificadas, que muitas delas passam por cima daqui. Portanto, falta cá gente, mas só compete quem cá está”, disse Gabriel Lopes, que disputa as eliminatórias dos 200 metros estilos no sábado.

O Europeu de Belgrado disputa-se ao ar livre, com temperaturas a rondar os 30 graus celsius, algo que Gabriel Lopes acredita que não será decisivo.

“Está obviamente calor, a envolvência tem algumas coisas deixam um bocadinho a desejar, mas nós conseguimos organizar-nos sempre, ou para a esquerda ou para a direita. O calor não há de ser nenhum obstáculo que não consigamos passar por cima. Temos as condições para fazer tudo o que queremos fazer”, garantiu.

Gabriel Lopes vai disputar a terceira série das eliminatórias dos 200 metros estilos no sábado, às 10:15 locais (09:15 em Lisboa), com as meias-finais marcadas para o mesmo dia, às 20:06, e a final no dia seguinte às 19:07.