Portugal continua em boa posição para se apurar para os oitavos de final do Euro2020, mesmo que perca com a França na próxima quarta-feira. Os resultados desta segunda-feira ajudam nas contas dos campeões europeus mas ainda nada é certo.
Esta segunda-feira fechou-se a fase de grupos para as poules C e D. Países Baixos e Bélgica, que já estavam apuradas, fizeram o pleno de vitórias, a Dinamarca e Áustria juntaram-se aos belgas e holandeses na próxima fase como segundos dos grupos. Nas contas dos melhores terceiros, a Suíça (quatro pontos, no Grupo A), garantiu um lugar nos ‘oitavos’, pois a Finlândia (terceira do Grupo B) e a Ucrânia (terceira do Grupo C) somaram apenas três pontos.
Neste momento, interessa a Portugal o ranking dos terceiros classificados. Com o apuramento da Suíça, Portugal é neste momento o melhor terceiro colocado por ser o único dos que tem três pontos com um saldo de golos positivo (+1).
Tabela dos melhores terceiros
1. Suíça (JÁ APURADA), 4 pontos/3 jogos (4 golos marcados/5 golos sofridos; -1 de diferença de golos)
2. PORTUGAL, 3/2 (5-4; +1) (menos um jogo)
3. Ucrânia, 3/3 (4/5; -1)
4. Finlândia, 3/3 (1/3; -2)
5. Espanha, 2/2 (1/1; 0) (menos um jogo)
6. Croácia, 1/2 (1/2; 0) (menos um jogo)
Um empate na próxima quarta-feira bastará a Portugal para seguir em frente como um dos melhores terceiro colocados, se a Hungria não vencer a Alemanha. Com quatro pontos, Portugal terminaria com uma diferença de golos positiva e ficaria à frente da Suíça entre os melhores terceiro colocados.
Mas mesmo a derrota pode ser suficiente, desde que Portugal não perca por mais de dois golos de diferença. Isto porque Portugal teria um saldo de um golo negativo mas com vantagem diante da Ucrânia. Os campeões europeus terminariam assim com um golo negativo, tal como têm os ucranianos neste momento, mas com vantagem por ter marcado mais golos: cinco contra quatro.
Comentários