A seleção Suíça irá defrontar Alemanha, Escócia e Hungria no grupo A. Os helvéticos estão inseridos num grupo forte, mas terão certamente a ambição de seguir em frente depois de selarem duas qualificações consecutivas para a maior prova de seleções a nível europeu.

Como se apurou para o Campeonato da Europa de 2024

2.ª no Grupo I (10 jogos, 4 vitórias, 5 empates, 1 derrotas, 22 golos marcados, 11 golos sofridos

A Suíça conseguiu alcançar a sua quinta fase final nas últimas seis edições do torneio, conseguindo o 'bilhete' para a Alemanha com o empate obtido frente ao Kosovo no penúltimo jogo.

Os helvéticos somaram várias goleadas na qualificação, com destaque para os 5-0 aplicados à Bielorrússia fora de portas e as receção vitoriosas frente a Israel (3-0) e Andorra (3-0). A única derrota na grupo ocorreu na primeira jornada frente ao que viria a ser o vencedor do grupo (1-0), a seleção da Roménia.

Curiosidade estatística: A seleção Suíça foi a quarta equipa mais goleadora da fase de qualificação, com 22 tentos apontados, os mesmos que a Inglaterra e a Islândia.

Histórico de participações no EURO

Presenças anteriores em fases finais: 5
Melhor desempenho na competição: Quartos de final em 2020
Desempenho no EURO 2020: Quartos de final

A Suíça é uma seleção com histórico recente ao nível de presenças em Europeus. O seu melhor desempenho aconteceu precisamente em 2020, quando passou a fase de grupos e surpreendeu a França nos oitavos de final. Acabou eliminada pela Espanha, nos quartos de final, no desempate por grandes penalidades.

Ao nível de presenças em campeonatos do mundo, a equipa suíça soma 12 presenças, sendo que o seu melhor resultado acabou por serem os quartos no Campeonato do Mundo de 1934, 1938 e 1954.

Quem é o selecionador? Murat Yakin

O ex-futebolista foi um defesa de sucesso tendo atuado apenas em terras helvéticas, tendo somado passagens pelo Basileira, Grasshoppers e Sion.

Ganhou a Liga Suíça, enquanto jogador, 1995, 1996, 2002, 2004, 2005, e a Taça em 1994, 2002, 2003. Iniciou a carreira de treinador em 2009, no comando técnico do Thunm. Em 2012, assumiu o comando do Basileia, e foi sob sua orientação que os suíços bateram por duas vezes o Chelsea em 13/14 na fase de grupos. Orientou mais tarde o Spartak Moscovo. O técnico somou ainda passagens pelo Schaffhausen, Grasshoppers e Sion, até assumir em definitivo o comando técnico dos suíços.

Quem são as estrelas e os jogadores a ter em conta?

Jogador mais utilizado na fase de qualificação: Akanji, com 892 minutos.
Melhores marcadores na fase de qualificação: Zeki Amdouni
Mais assistências na fase de qualificação: Xherdan Shaqiri (três assistências)

Amdouni, dianteiro do Burnley, foi o melhor marcador na fase de qualificação com seis golos. Uma das grandes figuras da seleção continua a ser Shaquiri, embora já estando a viver uma fase menos fulgurante na carreira. Ainda assim, apontou dois golos na qualificação e foi o jogador com maior número de assistências (3). A nível de clubes, o avançado de 32 anos atua no Chicago Fire da MLS.

Granit Xhaka foi talvez o jogador dos jogadores helvéticos que viveu a melhor temporada a nível individual, ao serviço do Leverkusen, onde se sagrou campeão com os germânicos, tendo ainda em aberto a possibilidade de vencer a Liga Europa. Já na baliza, Sommer continua a ser o dono da baliza. O guardião do Inter ajudou os nerazzurri a conquistarem o campeonato em Itália e é um esteios da equipa orientada por Murat Yakin.

Manuel Akanji: O defesa central, e que também atua na posição de lateral direito, foi muito utilizado por Pep Guardiola e um jogador importante para a conquista de mais uma Premier League para a equipa de Manchester. Com 28 anos, é uma referência dos helvéticos e certamente uma voz de comando importante dentro do seio da seleção.

Os 26 convocados da Suíça

- Guarda-redes: Gregor Kobel (Dortmund), Yvon Mvogo (Lorient), Yann Sommer (Inter)

- Defesas: Manuel Akanji (Manchester City), Nico Elvedi (Mönchengladbach), Ricardo Rodríguez (Torino), Fabian Schär (Newcastle), Leonidas Stergiou (Stuttgart), Silvan Widmer (Mainz), Cédric Zesiger (Wolfsburg)

- Médios: Michel Aebischer (Bologna), Remo Freuler (Bologna), Ardon Jashari (Luzern), Fabian Rieder (Rennes), Xherdan Shaqiri (Chicago Fire), Vincent Sierro (Toulouse), Renato Steffen (Lugano), Ruben Vargas (Augsburg), Granit Xhaka (Leverkusen), Denis Zakaria (Monaco), Steven Zuber (AEK Athens)

- Avançados: Zeki Amdouni (Burnley), Kwadwo Duah (Ludogorets), Breel Embolo (Monaco), Dan Ndoye (Bologna), Noah Okafor (AC Milan)