Ainda faltavam cerca de duas horas para a chegada do autocarro com a seleção nacional e já mais de duas mil pessoas esperavam pela equipa em Marianefeld, local onde irá ficar durante o Campeonato da Europa.

Muitas mais foram aquelas que foram chegando e que deram as boas-vindas ao autocarro que trouxe a seleção nacional portuguesa desde o aeroporto de Munster de até ao hotel Hotel-Residence Klosterpforte.

O selecionador nacional Roberto Martínez confessou que não esperava tal receção à equipa, faltando-lhe as palavras para descrever o que viu desde o aeroporto até Marianefeld.

"Incrível. No meu português não há vocabulário para descrever esta receção. A chegada ao aeroporto foi cheia de paixão e cor portuguesa. Agora, no hotel, ainda foi mais especial", começou por dizer Martínez.

O treinador espanhol admite que nunca tinha assistido a nada parecido com a multidão que recebeu a equipa das quinas na Alemanha esta quinta-feira.

"Nunca. O que significa a nossa seleção é incrível. Em casa podemos esperar isto, o ambiente foi espetacular durante os jogos em casa, mas no estrangeiro a experiência que tivemos no Luxemburgo foi muito especial. Mas nada ao nível que tivemos hoje", afirmou.

Perante tanto apoio dos adeptos portugueses, Roberto Martínez acredita que este clima pode ser benéfico para os jogadores, especialmente em termos mentais.

"Aporta o melhor para a parte psicológica do grupo. Estamos a trabalhar o aspeto técnico, tático, físico e o talento dos jogadores. Mas a força que os adeptos e os portugueses em geral dão à nossa seleção é única. Essa é a melhor preparação", realçou o espanhol.

Olhando para a sua equipa, o selecionador nacional vê um grupo de jogadores focados e com consciência da responsabilidade que trazem consigo.

"Focados, com muita responsabilidade e consciência das expectativas, mas também com a experiência de que têm de se focar no que podemos fazer. Temos de preparar os jogos, estar tranquilos, olhar para as adversidades e estar juntos até ao fim", disse Martínez.