Os futebolistas Raphael Guerreiro e Otávio vão desfalcar a seleção portuguesa no Euro2024 devido a problemas físicos, com as lesões a retirarem vários jogadores da competição, que vai decorrer na Alemanha, entre 14 de junho e 14 de julho.

Raphael Guerreiro, lateral esquerdo dos alemães do Bayern Munique, ficou fora da lista do selecionador Roberto Martínez devido a lesão, enquanto Otávio, que alinha nos sauditas do Al Nassr, ainda integrou o lote dos 26 convocados, mas um problema físico no último jogo da época obrigou a que fosse retirado, sendo substituído por Matheus Nunes.

A Turquia, adversária de Portugal no Grupo F, perdeu os defesas Çaglar Söyüncü (Fenerbahçe) e Ozan Kabak (Hoffenheim) e o dianteiro Enes Ünal (Bournemouth), enquanto a República Checa, que também enfrenta a seleção lusa, não conta com o médio Michal Sadilek (Twente), que se lesionou numa queda de bicicleta já no estágio.

A atual campeã europeia Itália tem também várias baixas no grupo de trabalho orientado por Luciano Spalletti, sendo as mais recentes as dos defesas Francesco Acerbi (Inter Milão) e Giorgio Scalvini (Atalanta).

Também devido a lesão, Domenico Berardi (Sassuolo) e Nicolò Zaniolo (Aston Villa) estão fora das escolhas, enquanto o médio Sandro Tonali (Newcastle) vai falhar o torneio continental devido a suspensão imposta por causa de apostas ilegais.

Já a anfitriã Alemanha sabe que não vai contar com os lesionados Timo Werner (Tottenham) e Serge Gnabry (Bayern Munique), duas importantes armas ofensivas, com o central Hummels (Borussia Dortmund) a ficar de fora por opção, enquanto a Espanha vai estar privada do defesa Alejandro Balde (FC Barcelona), dos médios Isco (Betis) e Gavi (FC Barcelona), bem como do avançado Yéremy Pino (Villarreal).

A França, atual vice-campeã mundial, também não vai contar com jogadores importantes, casos do defesa Lucas Hernández (Paris Saint-Germain, do médio Boubacar Kamara (Aston Villa) e do avançado Christopher Nkunku (Chelsea) com o selecionador Didier Deschamps a chamar apenas 25 jogadores.

Já a Inglaterra, finalista derrotada no último Europeu, não vai ter os defesas Reece James (Chelsea), Tyrone Mings (Aston Villa) e Harry Maguire (Manchester United) devido a lesão.

Para além das ausências devido a questões físicas, o selecionador Gareth Southgate fez ainda algumas escolhas surpreendentes, deixando de fora, por opção, jogadores como Jack Grealish (Manchester City), Marcus Rashford (Manchester United) ou James Maddison (Tottenham).

A Áustria tem como principal ausência o defesa David Alaba (Real Madrid), que apesar de estar com o grupo de trabalho não vai jogar, enquanto a Polónia perdeu o avançado Arkadiusz Milik (Juventus) e tem a grande figura Robert Lewandowski (FC Barcelona) em dúvida devido a uma lesão.

Os Países Baixos também contam com vários indisponíveis devido a lesão, casos de Frenkie De Jong (FC Barcelona), Jurriën Timber (Arsenal), Sven Botman (Newcastle) ou Martin de Roon (Atalanta), tal como a Escócia, que não vai contar com Lewis Ferguson (Bolonha) ou Lyndon Dykes (Queen Park Rangers).

Já a Bélgica está privada do guarda-redes Thibaut Courtois (Real Madrid), que teve uma época marcada por lesões e que está em conflito com o selecionador Domenico Tedesco.